O Atari 2600 foi um dos consoles mais populares dos anos 80, incluindo no Brasil. Mas além de jogos inovadores para a época, o aparelho tinha seus games ruins. Para cada sucesso como Enduro e River Raid, há pelo menos um título ruim. Em alguns casos, existem jogos que chegaram até mesmo a sujar a imagem do Atari. Conheça ou relembre alguns deles:

Melhores jogos de Atari 2600: Breakout, Pac-Man, Enduro e mais

ET O Extraterrestre

ET O Extraterrestre não é conhecido apenas como o pior jogo de Atari, mas é também um dos piores de todos os tempos de todos os consoles. O game foi lançado para aproveitar a fama do filme de Spielberg que chegava aos cinemas na época. Porém, ao contrário do longa-metragem, ele não era bom.

ET, um dos piores jogos do Atari (Foto: Reprodução/Atari Archives)

A jogabilidade era incompreensível. Para jogar era preciso controlar ET, o protagonista, por cenários que não faziam sentido e que continham buracos invisíveis. A verdade é que, para aproveitar o sucesso do filme, o jogo foi lançado às pressas e incompleto, com bugs e problemas de jogabilidade.

King Kong

King Kong era outro jogo de Atari que tentou usar o sucesso de um filme para se vender, mas acabou não fazendo tão bonito quanto o clássico longa-metragem do gigantesco gorila.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

King Kong imitava mal o Donkey Kong no Atari (Foto: Reprodução/Atari Archives)

O problema é que ele tentou imitar o sucesso de Donkey Kong, da Nintendo, com jogabilidade parecida, mas falhou. O protagonista tinha que subir andaimes parecidos para alcançar o gorila e resgatar a donzela – mais ou menos como ocorre nos filmes.

I Want My Mommy

I Want My Mommy era um jogo incrivelmente bizarro. Era um jogo voltado exclusivamente para crianças, mas o título dava a entender que seria um game de terror, quando, na verdade, é apenas obscuro e muito confuso.

I Want My Mommy, bizarro e confuso, no Atari (Foto: Reprodução/Atari Archives)

Na jogabilidade, temos algum tipo de variação de Donkey Kong, onde o protagonista sobe em plataforma, enquanto foge das ameaças. O game simplesmente não fazia sentido.

Jogo da Velha 3D

Jogo da Velha em 3D. Dá para imaginar isso? Na verdade, o conceito é incrível, ainda mais para um jogo do Atari com tecnologia limitada. Estaria tudo muito bom, se não fosse pela execução confusa e precária.

Jogo da Velha 3D, adiante de seu tempo no Atari (Foto: Reprodução/Atari Archives)

Na teoria, o jogo apresenta um jogo da velha com quatro tabuleiros ao mesmo tempo. Ao marcar em um, ele reflete em outro, mas de forma inversa. Po

... is é, bastante confuso. É o tipo de game que estava a frente de seu tempo, já que na época só serviu para causar confusão.

Fire Fighter

Fire Fighter era um jogo curioso. Com temática de bombeiros e gráficos caprichados mesmo para as limitações do Atari, o game tinha potencial para ser bom, até mesmo a jogabilidade não era tão ruim.

Fire Fighter, sem objetivo e sem graça, no Atari (Foto: Reprodução/Atari Archives)

Contudo o jogo era cronometrado e não tinha pontuação. Ou seja, não havia motivo para jogá-lo. Cada fase tinha poucos segundos e, enquanto isso, o jogador precisava correr de um lado para o outro sem objetivo. E afinal, qual é a graça de um videogame que não tem objetivo?

Star Ship

Star Ship tem problema similar ao de Fire Fighter: não tem um objetivo claro. No controle de uma nave no espaço sideral, o jogador precisava guiar e desviar de outras naves que apareciam pelo caminho. Para onde ela estava indo? Com qual objetivo? Até hoje não sabemos.

Star Ship era outro com objetivo confuso no Atari (Foto: Reprodução/Atari Archives)

Além disso, Star Ship foi um dos jogos mais obscuros do Atari. Até hoje é difícil de encontrar informações a respeito de sua história – que nem sabemos se existe. Ao menos havia a opção de dois jogadores, mas não fazia tanta diferença assim.

Fire Fly

Se você pensa que ET é o pior game do Atari, talvez esteja certo. Mas há um ainda pior: Fire Fly, que conseguia reunir tudo de ruim que um jogo do console podia apresentar: gráficos mal feitos, jogabilidade confusa e objetivos nem um pouco claros.

Firefly é talvez o pior jogo de todos os tempos do Atari (Foto: Reprodução/Atari Archives)

Em teoria, o jogo te colocava no comando de insetos gigantescos e intergaláticos que vagavam pelo espaço para atacar inimigos. Os controles nada precisos não ajudavam e, a cada fase, as figuras dos inimigos mudavam sem qualquer distinção ou aviso. É praticamente impossível de se jogar. Na verdade, o game é tão ruim que hoje em dia seu cartucho é considerado raro.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Venha nos contar no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo