A carteira virtual da Samsung, batizada de Samsung Pay, terá no Brasil a presença dos maiores bancos e instituições financeiras do país. Logo que for lançado, junto com o smartphone Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge, o recurso terá entre os parceiros a Caixa Econômica e o Bradesco. A startup de cartão de crédito Nubank também faz parte do lançamento do Samsung Pay.

Tudo sobre o Galaxy S7 brasileiro: saiba o processador e as cores

Durante o Samsung Pay, executivos da Samsung se recusaram a falar sobre datas. No entanto, é sabido que as conversas estão avançadas e a tecnologia deve estrear nas lojas brasileiras no primeiro semestre.

Caixa Econômica, Bradesco e até Nubank estarão no Samsung Pay (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Completam a lista: Santander, Banco do Brasil, Itaú, Porto Seguro e a rede Brasil Pré-Pagos. Juntas, as empresas citadas pela Samsung representam mais de 90% do mercado financeiro brasileiro.

Como o Samsung Pay funciona? Talvez esta pergunta esteja na sua cabeça. O princípio é simples: depois de bater uma foto do cartão de crédito, a responsável por ele valida os dados junto com a Samsung e transmite as informações do cartão para o smartphone, que precisa ser algum dos top de linha recentes da fabricante.

A partir daí, basta levar o celular durante as compras e tirar ele do bolso para fazer o pagamento. As maquininhas de crédito no Brasil contam, em sua maioria, com a tecnologia de transmissão de dados NFC. Ainda assim, também é possível fazer o pagamento em máquinas antigas, que utilizam ainda a transmissão magnética.

Segundo a fabricante sul-coreana, a transação é realizada de maneira segura e as informações dos cartões ficam armazenadas em uma área da memória do smartphone com reforço contra hackers. Além disso, companhias como a Visa fazem parte do processo de autenticação do pagamento.

Galaxy S7 e S7 Edge devem chegar com Samsung Pay (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Como saber se um site de compras é confiável? Confira no Fórum do TechTudo.

No entanto, para o consumidor

... , todo o processo leva poucos segundos: basta aproximar o celular da máquina, confirmar o cartão na tela e colocar o dedo no leitor de impressões digitais, para confirmar a identidade. Feito isso, a compra está paga!

Vale lembrar que o Google também lançou uma iniciativa similar, chamada Android Pay. Ela não está disponível no Brasil. Se algum dia estiver, funcionará com os celulares da Samsung e poderá contar também com a confirmação de identidade por meio da digital.

*O jornalista viajou a convite da Samsung



>>> Veja o artigo completo no TechTudo