Uma empresa chamada Leap Motion quer que, ao usar óculos de realidade virtual, você seja capaz de interagir com objetos simulados nesse tipo de ambiente, sem o uso de controles específicos. Para isso, foi desenvolvido o Orion, um conjunto que envolve suporte via software e hardware, que permite aos usuários interagir de forma mais imersiva durante o uso dos óculos.

O que é Realidade Virtual? Entenda melhor como funciona a tecnologia

Orion funciona como um detector de movimentos, similar ao que a Microsoft criou no Kinect. Sensores infra-vermelhos vasculham a área em frente do usuário com o óculos para identificar a posição das mãos e dos dedos, além dos movimentos realizados durante o uso.

Primeiros produtos com a tecnologia chegam ao consumidor no fim do ano (Foto: Divulgação/Leap Motion)

As leituras dessas informações são combinadas com a simulação exibida no óculos de realidade virtual, dessa forma o usuário tem a sensação de que suas mãos fazem parte da simulação. Mais ainda, que podem ser usadas para controlar e interagir com objetos presentes na realidade virtual.

As vantagens de um óculos que utiliza esse tipo de tecnologia podem ser relevantes diante da concorrência. Os esperados Rift, Vive e PlayStation VR utilizam métodos de controle mais tradicionais, como joysticks com sensores de movimento. A solução da Leap Motion funciona sem a necessidade desse tipo de acessório.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo a Leap Motion, a metade software do Orion já está disponível para uso no sensor de movimentos da empresa, lançado para Windows em 2013, e para que desenvolvedores de conteúdo para realidade virtual apliquem o suporte aos movimentos em seus jogos e aplicativos.

O vídeo a seguir mostra a tecnologia em ação, veja:

... >

Em relação aos sensores combinados com óculos de realidade virtual, a empresa afirma que os primeiros produtos com a tecnologia devem começar a chegar ao mercado no fim do ano. A fabricante, contudo, não divulgou detalhes a respeito dos headsets e seus fabricantes.

Via Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo