Os GIFs animados estão por toda parte, e nada melhor do que saber criar suas próprias imagens para postar nas redes sociais. Não importa se você usa computador Windows ou Mac OS, ou smartphones Android, Windows Phone ou iPhone (iOS). 

Onde encontrar os melhores GIFs animados

Existe uma variedade de apps e softwares para PC para desempenhar a função de criação de gifs e sem dar trabalho ao usuário – sem falar em opções online, que não requer instalação de nenhum outro programa e rodam na nuvem. Aprenda a criar GIFs divertidos com os melhores apps do mercado, seja usando fotos, vídeos, Live Photos ou links do YouTube.

Aprenda a criar um GIF (Foto: Reprodução/Giphy)

Como criar um GIF com fotos no PC

Para criar GIFs animados somente com fotos, basta escolher as imagens, fazer o upload para um serviço online e selecionar a duração do GIF. Na prática, o webapp irá somente organizar as fotos em sequência e criar um arquivo único no formato .GIF para download.

GIF Maker é ideal para criar GIFs online com fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vale a pena testar serviços online como Giphy , GIF Maker, Make a GIF e IMGFLIP. Outra opção interessante é o EZGIF, que aceita até 400 fotos de uma vez para fazer um só GIF, desde que não ultrapassem 30 MB no total.

Como criar um GIF com vídeo no PC

Criar GIFs animados a partir de vídeos pode ser ainda mais simples do que com fotos. A diferença é que as melhores opções são programas para instalar no computador, já que é preciso mais performance do que um assistente online pode oferecer.

Há três formas básicas de criar um GIF com vídeo: colando um link do YouTube, importando um vídeo armazenado no computador ou gravando a tela enquanto assiste ao vídeo que deseja gerar GIF.

Instagiffer cria Gifs com vídeos do YouTube no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para criar GIFs com vídeos do YouTube ou salvo no computador, as duas melhores opções são o GIF Maker e o Instagiffer, ambos com versões para Windows e Mac OS. Permitem incluir texto, controlar brilho e outros ajustes de image

... m, além de taxa de quadros por segundo e até tamanho do frame.
Screen To GIF captura a tela do PC para criar GIFs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Já para criar GIFs gravando a tela do computador, duas das melhores opções gratuitas disponíveis para Windows são o Giffing Tool, que suporta vídeos de até 65 quadros por segundo e upload direto para o Imgur e outros sites; e o Screen To Gif, que oferece um controle preciso de dimensões da área de gravação e recurso de play e pause. Se você usa Mac, o GIFGrabber é uma excelente opção.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Com criar um GIF animado no celular

No celular, os apps de GIF mais populares estão no Android e iPhone (iOS). Em geral, permitem tirar fotos ou gravar vídeos para transformar em GIFs ou obter imagens e vídeos já salvos na galeria do aparelho.

Depois de criar o GIF, o usuário pode compartilhar nas redes sociais – mas o GIF só vai rodar em outros apps que suportem a visualização desse tipo de arquivo, como o Telegram.

Android

GIF Me Camera tem váris filtros para escolher (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

As melhores opções para Android são GIF Camera, que permite excluir frames indesejados; GIF Studio, que edita GIFs na ordem inversa e funciona em Android antigo; Camera GIF Creator, que oferece bastante personalização; Gif Me! Camera, um dos poucos que oferece filtros; e GifBoom (disponível também para iPhone), que funciona como uma rede social só de GIFs.

iPhone

Usuários de iPhone têm ainda mais opções do que no Android. Algumas das melhores e gratuitas são Giphy Cam, que possui biblioteca vasta de Gifs prontos; o Gifx, com uma coleção grande de efeitos para aplicar nas suas animações; o 5SecondsApp, que permite aplicar texto, filtros e até stickers em GIFs criados a partir de imagens ou vídeos; o Giffer, que importa imagens e vídeos do iTunes, da web e até colando da área de transferência; e o LoopCam HD, que aceita desenhos sobre as imagens do GIF.

Giphy Cam permite criar GIFs a partir de uma seleção de GIFs prontos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Windows Phone

As opções para Windows Phone são mais escassas. A melhor avaliada pelos próprios usuários da plataforma é o Moquu, é simples de usar e permite capturar fotos em captura sequencial para criar GIFs. Outras opções são o Gif Effect Maker, que traz 37 efeitos animados para aplicar sobre as imagens do GIF; e o Cinemagraph, criado pela própria Microsoft, que oferece uma quantidade razoável de ajustes às suas imagens, incluindo filtros.

Moquu é o criador de GIFs para WP mais bem avaliado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como compartilhar GIFs no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo