Xperia X e Xperia XA são as novidades da Sony no Mobile World Congress (MWC). Além dos dois aparelhos, que prometem uma nova fase da gigante japonesa, foi apresentada a linha de produtos inteligentes da marca, como o Xperia Ear. O dispositivo, em formato de fone, responde comandos de voz como mensagens e acesso a internet e se conecta aos smartphones por Bluetooth e NFC.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016  

Apesar de vir equipado com uma câmera de 23 megapixels e um design elegante, o novo Xperia X não tem ambição de concorrer com o Galaxy S7 ou LG G5, lançados na feira no domingo (21), nem com o futuro iPhone 7. Os preços e a data de lançamento ainda não foram divulgados. 

Xperia X foi lançado pela Sony durante a conferência na MWC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Fones, câmeras e mais: o que esperar da Sony na MWC 2016? Opine no Fórum

Xperia X

O Xperia X não inovou muito quando o assunto é design e manteve o visual elegante da série X, com visor de vidro curvo e o corpo arredondado. Nas dimensões, ele tem 142,7 mm x 69,4 mm e pesa 153 gramas. Um pouco menor do que o irmão top de linha, o Xperia Z5, mas o peso é quase o mesmo.

Detalhes e especificações na tela do Xperia X (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

No coração do X bate um processador Snapdragon 650 da Qualcomm, com 3 GB de RAM e opções de 32 GB e 64 GB (com slot para microSD de 200 GB). O Android é o 6.0.1, vulgo Marshmallow. A tela é de 5 polegadas e tem resolução de 1080 x 1920. 

A câmera traseira vem com um sensor Exmor de 1/2,3", 23 megapixels e filma em Full HD (1080p) a 30 fps. Como novidade, ela traz o autofoco híbrido preditivo, que promete reduzir o "borrão" das fotos em movimento. A frontal também não deixa a desejar, com um sensor de 1/3" e 13 megapixels. 

Câmera traseira do Xperia X ligada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Outra novidade está na bateria de 2.700 mAh, que, segundo a Sony, garante dois dias de uso contínuo. Isso graças a nova tecnologia Qnovo de carregamento adaptativo, que garante mais tempo de uso

... e maior vida útil a bateria. O smartphone tem versões em branco, dourado, grafite e rosé. 

Xperia XA

O Xperia XA chegou com configurações mais humildes do que o irmão. Nas dimensões, nada de novo: 143.6 mm x 66.8 mm e 137 g, só um pouco mais leve do que o Xperia X.

Tela do Xperia XA ligada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

No conjunto interno, ele conta com um processador Mediatek MT6755 de 2 GB de RAM e 16 GB de memória (com slot para microSD de até 200 GB).  A tela mantém as 5 polegadas, mas a resolução é de 720 x 1280 pixels. Já a bateria é de 2.300 mAh e também possui tecnologia Qnovo.

A câmera traseira tem sensor de 1/3" e 13 megapixels e possui o recurso de autofoco que reduz "borrões". A frontal é de 8 megapixels. 

Câmera do Xperia XA em ação (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O MWC 2016 ocorre entre os dias 21 e 25 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. A feira exibe ainda novos produtos como o fone Xperia Ear, a câmera Xperia Eye, Xperia Projector e Xperia Agent, todos voltados conectados a nova linha. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo