Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, anunciaram uma unidade de disco que pode armazenar dados, como documentos e obras de arte, 'para sempre'. O dispositivo, que consiste em um pequeno vidro nanoestruturado e tem gravação a laser, é capaz de guardar 360 TB por até 13,8 bilhões de anos.

Pesquisadores criam rede 50 mil vezes mais rápida que a banda larga

A tecnologia foi batizada de armazenamento digital 5D. O nome surgiu a partir do tamanho e da orientação, além da posição dos dados – que é tridimensional. Por enquanto, cientistas estão em busca de empresas interessadas em tornar o protótipo um produto comercializável.

Novo disco de dados pode guardar 360 TB por 13,8 bilhões de anos (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

A enorme durabilidade do dispositivo está relacionada à sua resistência. Os discos de armazenamento de vidro são estáveis a temperaturas de até 1.000º C. O período de 13,8 bilhões de anos é estabelecido tomando como referência uma temperatura ambiente de até 190º C.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Segundo os cientistas, que apelidaram a mídia de "Superman memory crystal", por conta dos cristais mostrados no filme "Superman", a descoberta abre uma nova era de arquivamento de dados eterno. Com o armazenamento 5D, documentos, livros históricos importantes, obras de artes e descobertas científicas podem ter uma vida ilimitada, pelo menos virtualmente.

De acordo com o professor Peter Kazansky, um dos responsáveis pelo projeto, o protótipo pode ajudar no futuro: "Esta tecnologia pode garantir a última prova da nossa civilização: tudo o que aprendemos não será esquecido", afirma.

Armazenamen
... to óptico 5D tem vida útil "infinita" (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

Ainda não há previsão de quando a mídia chegará ao mercado e o preço do protótipo não foi anunciado pela universidade. 

Confira no vídeo abaixo a fabricação do disco de armazenamento 5D. 

Via University of Southampton e Peta Pixel 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo