O Samsung Chromebook 2 é vendido no Brasil com uma parceria com o Google, já que o sistema operacional integrado é o Chrome OS. Com suporte para armazenamento em nuvem e bateria que promete durar até 8 horas, o dispositivo pode ser encontrado em lojas online por preços a partir de de R$ 1.150.

Ainda vale a pena investir em um Chromebook? Descubra

O notebook promete ser uma opção com plataforma mais leve e inicialização rápida, para os usuários que buscam praticidade. Mas será que vale a pena investir no modelo? Confira a ficha técnica completa e descubra se o Chromebook é ideal para o uso diário.

Confira detalhes e veja se Samsung Chromebook 2 vale a pena (Foto: Divulgação/Samsung )

Design

O Samsung Chromebook 2 é a versão atualizada da linha e o visual pode agradar quem busca um dispositivo fino e leve. A tampa é feita com material que imita o couro, com acabamento costurado nas laterais, oferecendo elegância ao modelo, disponível para compra na cor prata. Nas dimensões, o dispositivo tem 29 x 20,5 x 1,6 cm e peso de 1,18 kg. 

Tela

O notebook vem equipado com uma tela de 11,6 polegadas LED com resolução HD (1366 x 768 pixels). O display é antirreflexivo, para uso em ambientes com diferentes condições de luz, e tem formato 16:9. Para quem precisa carregar o dispositivo para diversos lugares, na bolsa ou mochila, esse tamanho de tela proporciona um design mais compacto, o que é uma vantagem. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Samsung Chromebook 2 tem tela de 11,6 polegadas (Foto: Divulgação/Samsung)

Sistema Operacional

Um dos pontos mais diferenciados desse computador é o sistema operacional de fábrica. Como o nome já adianta, o Samsung Chromebook 2 vem equipado com plataforma Chrome OS do Google. Se por um lado os amantes de Windows e Mac OS podem estranhar o visual, por outro o sistema também tem sua vantagens.

A plataforma promete ser mais leve e rápida para uso diário, com navegação web e do sistema. Além disso, o Chrome OS recebe diversas atualizações com instalação e assistência do Google, o que pode mantê-lo seguro e livre de erros. No caso do Samsung Chromebook 2, a fabricante promete uma inicialização do sistema em apenas 10 segundos.

Desempenho

Samsung Chromebook 2 promete inicialização rápida do sistema (Foto: Divulgação/Samsung)

O processador Intel Celeron oferece de 2,16 GHz até 2.58 GHz, com memória RAM de 2 GB e

... placa gráfica integrada. Essa configuração é mais básica, para os usuários que estão buscando um notebook para ações simples no dia a dia, como acessar redes sociais, visualizar fotos e vídeos em HD.

O armazenamento interno é de 16 GB e .MMC com tecnologia de um “cartão de memória” bem básico. O grande destaque para os arquivos é o espaço na nuvem do Google com 100 GB no Drive. A ideia é ter um computador com plataforma baseada em armazenamento de nuvem, com a ideia de deixar, inclusive, o preço mais acessível.

Sobre as conectividades, o dispositivo vem com Bluetooth 4.0, Wi-Fi, entrada HDMI, USB 2.0 e 3.0, leitor de carão Micro SD, além da saída para fone de ouvido.

Bateria e Câmera

A Samsung promete que a bateria do Chromebook 2 tem duração de até 8 horas, mas isso depende do tipo de uso durante o dia. Está integrada uma bateria com duas células (30 Wh).

Sobre a câmera para fazer videochamadas, uma webcam com qualidade HD (720p) está embutida na tampa frontal.

Samsung Chromebook 2 tem design que lembra couro costurado na tampa (Foto: Divulgação/Samsung)

Preço, Disponibilidade e Conclusão

O Samsung Chromebook 2 pode ser encontrado nas lojas brasileiras, mas a variedade não é nada ampla, com preço a partir de R$ 1.149 no modelo XE500C12I. Levando em consideração o valor e a ficha técnica oferecidos, vale destacar que o laptop é voltado para usuários mais básicos, que prezam pela portabilidade e inicialização rápida.

O Chromebook é um bom laptop? Opine no Fórum do TechTudo

Com a mesma faixa de preço, estão concorrentes também com processador Celeron ou Dual-Core, mas que oferecem RAM maior e armazenamento interno tradicional, além da plataforma Windows, da Microsoft

A falta de oferta nas lojas é um ponto negativo do aparelho e é recomentado ao usuário pesquisar melhor antes de investir no Chromebook 2 da Samsung, principalmente para um uso além do básico.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo