Ouvir música com o fone de ouvido pode ser libertador e um ótimo calmante, mas problemas como ruídos podem estragar essa experiência. Algumas dicas simples podem ajudar a melhorar a qualidade do som, tanto para os modelos maiores, como headphones, quanto para os compactos intra-auriculares e mais baratos. 

Seis dicas para não quebrar o fone de ouvido e usá-lo por mais tempo

Dentre as ações, o internauta precisa verificar o posicionamento do acessório durante o uso ou até conhecer as configurações que o dispositivo oferece. Confira cinco dicas para o dia a dia.

1) Usar o fone com os lados corretos 

Use o fone de ouvido com os lados corretos de direita e esquerda (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pode parecer uma dica simples, mas muitos usuários acabam esquecendo de conferir se está utilizando os fones do lado correto. Isso porque cada lado é projetado para reproduzir as mixagens do áudio com melhores padrões para o ouvido esquerdo ou direito, o que pode proporcionar um resultado final mais agradável. Assim você garante que está ouvindo a música da forma como a fabricante planejou para o fone. A indicação fica gravada em cada lateral, por um L para a esquerda (left, em inglês) e R para a direita (right, em inglês).

2) Ajuste o posicionamento dos fones

Ajuste o posicionamento do fone de ouvido para o som fluir da melhor forma (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

No uso diário é fundamental posicionar os fones de forma confortável e uma leve rotação das conchas, no caso do headphone, ou dos fones compactos pode melhorar a qualidade do som. Para isso, tente as laterais e no caso dos intra-auriculares movimente para verificar a vedação do som. Assim, o usuário pode aproveitar a música com menos ruídos externos e com uma ressonância melhor. Então vale lembrar que a dica é encontrar o posicionamento perfeito que junte uma experiência agradável e melhor expansão de som.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

3) Conhecer os recursos do fone

Conheça os recursos incluídos no seu fone de ouvido (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Alguns fones mais caros ou modernos oferecem recursos extras, como vibrações, balanços de graves, colocar o som no mudo e até ajuste de volume diretamente no fio. Caso note o som muito baixo, procure por essas funções para ajustar. É importante conhecer as configurações do acessório para aproveitar o máximo da qualidade do áudio. Na dúvida, as informações completas podem ser encontradas no manual da fabricante.

4) Ajustes em dispositivos

Conheça os ajustes dos dispositivos e aplicativos para melhorar o som (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Para gerar uma melhor experiência de som, muitos aplicativos e dispositivos permitem selecionar a qualidade máxima do áudio, no caso de streaming de músicas, além de balancear graves e agudos durante a execução. O Spotify

... oferece um equalizador, por exemplo, que permite personalizar com estilo da música, realçar graves e usar amplificador. No computador, o usuário pode encontrar configurações de som, aumentar volume e melhorias para o fone de ouvido nos ajustes de “Som” no Painel de Controle.

5) Investir em um fone novo

Invista em fones novos para ter uma melhor qualidade de som (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Caso o seu fone esteja com ruídos, desnivelamento das laterais ou muito baixo, mesmo após os ajustes, talvez seja a hora de investir em um acessório novo. Para isso, é importante pesquisar por um modelo que esteja no seu estilo, caso prefira um fone gamer, headset, headphones avançados, as opções sem fio ou um modelo compacto para ouvir música no celular. No mercado nacional estão disponíveis opções para todos os bolsos, que podem ser encontrados em lojas online e físicas.

Fone de ouvido bluetooth: qual o melhor custo/benefício? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo