O ritmo de folia do Carnaval já está animando as pessoas e com isso surgem várias marcações em fotos de amigos nas redes sociais. Seja no bloco, nos desfiles e ensaios de Escolas de Samba, na festa, no camarote ... Para ajudar você a ficar “oculto” ou não aparecer naquela foto constrangedora, confira algumas dicas para manter sua privacidade no Facebook, Twitter, Instagram e também no Google+.

Bloqueado nas redes sociais? Veja como descobrir

O bloqueio de tags e marcações em fotos e vídeos pode ser acessado pelas configurações nas redes sociais, preferencialmente pelo computador. Alguns ajustes permitem que você aprove a marcação antes de aparecer na sua linha do tempo. Aproveite o Carnaval e apareça apenas nas fotos que gostar.

Bloco de Recife foi o mais popular no Instagram em 2014 com curtidas e hashtags (Foto: Reprodução/Instagram)

1) Facebook

No Facebook estão disponíveis diversas ferramentas para a privacidade do usuário quando o assunto é a marcação de fotos. É possível ativar um recurso que envia todas as marcações em fotos para pré-avaliação, permitindo escolher quais deseja aceitar ou não, antes de aparecer no seu perfil. Para acessar o recurso, vá nas configurações, na categoria “Linha do tempo e marcações”.

Facebook oferece ferramentas de privacidade para limitar marcações de fotos por outros usuários (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O usuário também pode impedir que o seu nome apareça para os seus amigos nas opções e sugestões de marcações de fotos. Quer mais dicas sobre esse assunto? Confira esta lista de tutoriais.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

2) Twitter

Conhecido pelo envio de mensagens com apenas 140 caracteres, o Twitter passou a permitir a marcação de perfis em fotos. Entretanto, também é possível desativar esse recurso nas configurações, de forma simples. A função fica na categoria “Segurança e privacidade”. No item “Privacidade” basta clicar em “Não permitir que me marquem em fotos” e salvar as alterações.

Twitter tem ferramenta para impedir marcações em fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Assim você foge das imagens registradas por amigos no Carnaval. Caso prefira, também é possível selecionar a opção para “apenas as pessoas que sigo” no Twitter terem autorização para marcar.

3) Instagram

A rede social de fotos é um dos principais focos para as postagen

... s de cliques e vídeos constrangedores ou comprometedores por seus amigos. Para evitar isso, você pode aprovar manualmente as marcações das fotos feitas com você. O recurso pode ser encontrado nas configurações do Instagram.
Instagram permite ocultar ou excluir marcações em fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso seja tarde demais e já tenha alguma fotografia com você marcado no Instagram, é possível excluir a sua marcação. Se preferir agir de forma mais discreta, oculte do seu perfil as fotos com marcações que não ficaram boas.

4) Google+

A rede social do Google+ oferece plataformas para postagem de fotos, vídeos e textos. Para ficar livre de marcações em fotos que você não curtiu muito, é possível avaliar cada imagem antes de aparecer na sua linha do tempo. Dessa forma, toda vez que um usuário marcar seu perfil em uma foto, a imagem será exibida na categoria “Fotos com Você” e todos os seus contatos podem ver.

Usuários do Google+ podem aprovar a marcação em fotos na rede social (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Com essa limitação, é possível aprovar a tag ou recusar, caso não tenha gostado do clique. A ação está disponível para posts feitos por contatos de todos os círculos. Mesmo depois de aprovar, é possível abrir a foto e remover a marcação, no ícone “X”, na direita. A alteração pode ser feita em cada foto.

Como apagar a legenda no Instagram sem excluir a foto? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo