A Oracle anunciou que vai aposentar o plugin Java para navegadores. A medida está prevista para o ano que vem e passará a incidir com a chegada da próxima versão do Java para desenvolvedores. Ela foi motivada porque vários navegadores de Internet estão encerrando o suporte a plugins como forma de evitar brechas de segurança. Por conta dessa medida, a Oracle entendeu que era inútil continuar desenvolvendo o recurso se ninguém for utilizá-lo.

World Wide Web completa 25 anos em meio à crise de espionagem global

O plugin do Java, usado em navegadores, tem como função permitir que sites de Internet rodem aplicativos e executem alguns tipos de tarefas complexas. Uma aplicação comum da extensão são em sites de bancos, que usam a ferramenta para lançar recursos de segurança.

Plugin que já deu muita dor de cabeça será descontinuado pela Oracle (Foto: Divulgação/Oracle)

O Java, assim como o Flash, desenvolveu má reputação ao longo dos anos, dado a grande coleção de episódios em que as falhas e brechas de segurança da tecnologia foram usadas por hackers em ataques e ações criminosas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para o usuário comum a transição não deve ser traumática. O anúncio do fim do suporte é bastante antecipado. Mas desenvolvedores de Internet já trabalham em soluções para um cenário em que navegadores desabilitam plugins por padrão. Sendo assim, sites de Internet terão muito tempo para se adaptarem à nova realidade.

Alternativamente, a

... lass="semantica-autolink-topico-tip">Oracle solicita que desenvolvedores passem a utilizar o Java Web Start, tecnologia que dispensa o uso de plugins e permite que aplicativos sejam executados dentro de sites.

Quais são os melhores aplicativos em java para celular? Confira no Fórum do TechTudo. 

Via Oracle, The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo