A primeira demonstração da televisão completa 90 anos nesta terça-feira (26), e o Google preparou uma homenagem a essa data histórica. O Doodle, desenho exibido na página principal, no lugar da logo do buscador, tem uma ilustração da “caixa mágica” preta e branca, tal qual era a TV naquela época. 

Televisão: relembre a história do eletrônico ‘queridinho’ dos brasileiros

Além disso, há um retrato de John Logie Baird, escocês que construiu o primeiro aparelho televisivo viável, após algumas tentativas frustradas de outros inventores. Baird foi também o responsável pela 'aniversariante' de hoje: a primeira demonstração de tv, no dia 26 de janeiro de 1926. 

Doodle é homenagem à data importante na história da televisão (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A primeira demonstração da TV

A TV como conhecemos hoje começou a ser idealizada nos anos 20. Em 1923, o russo Vladimir Zworykin registrou uma patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão. E foi isso que tornou a televisão eletrônica possível. Ali nasciam as possibilidades para o homenageado do dia, John Logie Bard.

John Logie Baird com a TV para a demonstração (Foto: Reprodução/BBC)

Baird criou um sistema capaz de reproduzir imagens em movimento como nunca antes se havia feito: o aparelho era composto de um disco giratório perfurado, no qual luzes de neon acendiam respondendo ao sinal de uma estação de rádio que capturava as imagens através de um disco idêntico.

Os ruídos provocados pelo aparelho dificultavam a emissão sonora, mas mesmo assim este é considerado o primeiro a reproduzir as imagens em movimento. Em 30 de outubro de 1925, John Logie Baird conseguiu transmitir as primeiras imagens em movimento.

Sua invenção usava como base o sistema que o alemão Paul Nipkow criou muitos anos antes, em 1884: tinha um disco com orifícios em espiral, todos mantidos à mesma distância uns dos outros, que fazia com que o objeto escolhido para a transmissão se dividisse em elementos menores. Juntos, eles formavam a imagem.

Qual foi o melhor Doodle da história do Google? Opine no Fórum do TechTudo.

Pouco depois, em 26 de janeiro de 1926, construiu o primeiro sistema de televisão viável e demonstrou-o no Royal Institution em Londres, para cerca de 50 cientistas. E teve muito êxito: a BBC ofereceu-lhe um contrato de exclusividade para transmissões experimentais.

Biografia de John Logie Baird

Nascido em Helensburgh, em 14 de agosto de 1888, formou-se em engenharia. Era filho de um clérigo e passou por muitos problemas de saúde na vida. Ele se mudou para o sul da Inglaterra no começo dos anos 20, e começou a trabalhar no experimento da TV, cujo primeiro bom sinal veio em 1924.

Na época, conseguiu enviar uma imagem a alguns metros de distância em sua casa. Dali então, percebeu que o sonho poderia se tornar realidade, e trabalhou naquilo até conseguir o resultado esperado. 

John Logie Baird é parte fundamental na história da TV (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Em 1927, John Logie fundou a Baird Televisio

... n Development Company, e com Philo Taylor Farnsworth, montou seu sistema eletrônico completo. Já em maio de 1298, realizou a primeira transmissão transatlântica de televisão, entre Londres e Nova York, e o primeiro programa de televisão para a BBC.

O engenheiro foi também o responsável pela primeira transmissão ao vivo. Porém, com o avanço da tecnologia, seu modelo ficou rapidamente obsoleto. O máximo de resolução a que chegou foram as 240 linhas, enquanto o italiano Guglielmo Marconi desenvolveu um modelo que alcançou 405 linhas e foi adotado pela BBC em 1935.

O engenheiro foi casado com Margaret Albu, com quem teve dois filhos: Diana Baird e Malcolm Baird, e faleceu em 14 de Junho de 1946 em Sussex.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone



>>> Veja o artigo completo no TechTudo