Em 2013 a Adobe deixou de lançar atualizações para o "Photoshop CS" para apresentar o "Photoshop CC", versão do Adobe Photoshop com foco para o trabalho na nuvem e com maior integração a outras ferramentas da companhia, como Illustrator e InDesign. O TechTudo comparou os dois programas para verificar qual deles é melhor e oferece mais vantagens aos usuários.

Três dicas para fazer o Photoshop ficar mais rápido

Além dos novos recursos, o software passou a ser vendido exclusivamente em planos de assinatura, garantindo todas as atualizações. Confira a seguir e escolha qual é a melhor versão do editor de imagens:

Photoshop CC ou CS6?Compare as versões do editor de imagens mais famoso do mundo. (Foto: Reprodução)

Exclusividades do Photoshop CC

A versão mais recente do Photoshop conta com recursos voltados para o trabalho na nuvem, cujos arquivos ficam disponíveis em vários computadores com acesso a internet.

As bibliotecas da Creative Cloud com Linked Assets permitem que o usuário trabalhe uma mesma imagem no Photoshop e as acesse instantaneamente em outra ferramenta da Adobe, como o Lightroom. Assim que a edição é salva, o novo arquivo é enviado para os servidores na nuvem da companhia.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Além disso, o editor de imagens possui agora o Adobe Stock, ferramenta de pesquisa no banco de fotos. Com apenas um clique é possível comprar a imagem, que aparece instantaneamente em alta resolução.

Photoshop CC x CS6: um banco de imagens dentro do Photoshop (Foto: Divulgação/Adobe)

A versão mais recente conta ainda com a organização em pranchetas, capaz de criar múltiplas áreas de trabalho em um único documento; exportação de grupos ou layers de forma individual, facilitando o trabalho para quem lida com layouts e inserção de múltiplos estilos de camada.

Há ainda o Device Preview, que permite pré-visualizar um layout em um smartphone instantaneamente; suporte à impressão 3D, com formatos de arquivo, como VRML, U3D, PLY e IGES; melhorias na seção de tipografia com o painel Glifos para adição de caracteres especiais; guias mais inteligentes; suporte a toque e stylus do Windows 8.1 aprimorado, entre outras opções de efeitos e organização.

Photoshop CC x CS6: faça o preview do seu layout diretamente no Device (Foto: Divulgação/Adobe)

Recursos do Photoshop CS6

Todas as ferramentas presentes no Photoshop CS6 também estão disponíveis na versão CC do programa, inclusive a gravação das edições em segundo plano, capaz de salvar os arquivos conforme a edição; recuperação automática em casos de erros e saídas

... repentinas do Photoshop; migração e compartilhamento de predefinições; criação intuitiva de vídeos; a nova ferramenta ‘Cortar’; Mercury Graphics Engine, que torna edições como o Liquify mais rápidas e fluidas, entre outros aprimoramentos nas tradicionais ferramentas do software.
Photoshop CC x CS6: Photoshop CS6 foi lançado em 2012. (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Vale lembrar que praticamente todas as edições podem ser realizadas em qualquer versão do Photoshop, às vezes exigindo mais trabalho ou algumas ‘gambiarras’ para chegar no mesmo resultado.

Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo