Saber usar o flash corretamente é um dos segredos para tirar boas fotos. Embora muito útil, a ferramenta é frequentemente utilizada de forma indevida, gerando imagens com luz estourada e pessoas ou objetos brancos, fora da realidade.

Acessório permite controlar qualquer câmera DSLR pelo celular; conheça o Pulse

Confira cinco situações para aproveitar ao máximo o flash da sua câmera e registrar fotografias dignas de um profissional. Com as dicas é possível destacar algo em um fundo escuro, corrigir sombras e até mesmo criar imagens publicitárias, ressaltando um produto. 

1. Destacar pessoa ou objeto

Flash pode ser usado para destacar pessoa do plano de fundo (Foto: Reprodução/Pedro Esteban)



O flash também pode ser usado para destacar a pessoa ou objeto fotografado. Uma maneira de fazer isso é subexpondo o segundo plano e usando flash em determinado alvo, fazendo com que ele receba mais atenção na imagem.

2. Luz ambiente insuficiente

Ambientes escuros normalmente exigem uso do flash (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

A situação mais comum e indicada para o uso do flash é quando o ambiente não tem luz suficiente. Às vezes é possível corrigir o problema aumentando a abertura, o ISO ou a velocidade do obturador. Porém, em vários casos, essas alternativas produzem efeito indesejado na foto, deixando ela borrada ou com muito ruído. Nesses momentos, o flash é o melhor jeito de contornar a falta de luz e mostrar o que você quer na foto.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3. Criar sombras

Flash criou sombras que tornaram foto mais interessante (Foto: Reprodução/Pedro Esteban)

O flash é uma fonte de luz, o que significa que pode gerar sombras. Quando bem usadas, as sombras deixam as fotografias mais interessantes, aumentando relevos e incluindo texturas. Uma ideia é colocar um vaso na frente de uma parede lisa e usar a luz contra o adereço, gerando uma sombra na parede.

4. Corrigir sombras

Sombras indesejadas, como provocadas pelo Sol, podem ser corrigidas com flash (Foto: Reprodução/Pedro Esteban)

Sombras também podem ser indesejáveis na fotografia. O Sol ou um poste de luz alto, por exemplo, projetam sombras abaixo do pescoço, olhos e outras partes do corpo. Se você quiser tirá-las da fotografia po

... de usar o flash para jogar iluminação nessas áreas, eliminando ou atenuando as sombras.

5. Dar brilho

Flash empregado para acentuar brilho do objeto (Foto: Divulgação/Animale)

O reflexo ocasionado pelo flash em superfícies lisas é bastante desejado em algumas ocasiões, especialmente na publicidade. Para gerar o efeito, use diretamente a luz sobre vidros, jóias, metais e mesmo plástico para dar aos objetos uma aparência mais sofisticada.

Qual a melhor opção de câmera? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo