Por vezes, alguns usuários de computadores se queixam que o PC está dando choques elétricos. Sempre que alguém toca em alguma parte metálica do gabinete recebe uma pequena descarga elétrica, mesmo ao tentar conectar pendrives ou outros dispositivos que usem a porta USB.

Aprenda a trocar o processador do seu computador

Isso acontece porque o PC não está aterrado. Assim, toda a corrente que “escapa” do circuito acaba indo para o usuário. Em outras palavras, você acaba funcionando como um fio terra para o computador. Veja como solucionar esta situação.

Por quê isso acontece?

A falta de aterramento pode prejudicar o seu PC em caso de raios (Foto: Pond5)

Para entendermos a questão, primeiramente é necessário saber como funciona o fornecimento e a distribuição de energia em sua casa. Para que você tenha energia elétrica, é necessário que haja apenas dois fios, chamados de fase e neutro.

O fase é por onde a corrente elétrica efetivamente passa. Já o neutro, como o nome diz, possui potencial igual a zero, não transmitindo energia. Isso gera uma diferença de potencial, o que permite que a corrente elétrica saia da concessionária até a tomada da sua casa.

Entretanto, devido a inúmeras variações e desbalanceamentos na rede elétrica de sua cidade, nem sempre o fio neutro possui potencial 0. Às vezes, ele acaba conduzindo energia, que “foge” para as carcaças metálicas dos aparelhos, tais como computadores, geladeiras, microondas, etc. Assim, eles ficam com uma pequena carga elétrica. Quando alguém toca nesses equipamentos, acaba servindo como uma válvula de escape dessa energia. E é aí que entra o fio terra.

O que é aterramento?

O aterramento nada mais é do que a inclusão do fio terra ao sistema elétrico de sua casa. Você já notou que a tomada dos dispositivos eletrônicos possuem três pinos? Isso não é à toa. Um deles é ligado ao fio Fase, o outro ao neutro e o terceiro pino ao terra.

Pendrive protegido contra gravação? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo

O fio terra tem potencial em zero absoluto. Isso significa dizer que o seu potencial não muda em circunstância alguma, como ocorre com o fio neutro. Ele é ligado diretamente em uma haste metálica, geralmente de cobre, que é enterrada diretamente na terra, no chão, em profundidades que variam de 15 a 30 metros.

Tomadas de três pinos, sendo um deles para aterramento (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Assim, a energia que antes iria passar pelo Neutro e ficaria armazenada na carcaça metálica de seu computador, agora será descarregada na terra, através deste fio. A terra pode absorver quanta energia for necessária, então, ela é o melhor lugar para levar esta energia de fuga, provenientes dos desbalanc

... eamentos da rede elétrica.

Além de proteger o usuário de pequenos choques, o aterramento também é útil para situações de grandes tempestades, onde geralmente caem muitos raios. O fio terra pode desviar qualquer sobretensão também para a terra, ajudando a proteger seus equipamentos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Como fazer um aterramento?

Embora seja um serviço razoavelmente simples, não aconselhamos que pessoas comuns façam o aterramento. Para isso, recomendamos que você contrate um eletricista de confiança, pois ele é o profissional habilitado para fazer este tipo de trabalho.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo