O suporte ao Windows 8 será encerrado pela Microsoft, a partir desta terça-feira (12). Isso significa, na prática, que o sistema operacional deixará de receber atualizações de segurança e correção de problemas diversos e design de interface a partir dessa data. 

Como fazer 'downgrade' do Windows 10 para versões anteriores no PC

Por esse motivo, é recomendado que os usuários do sistema procurem atualizá-lo para o Windows 8.1, que deverá ser mantido pela Microsoft até 2023.

Windows 8, Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

Service Pack

A situação do Windows 8 é diferente de outras versões do sistema como o Windows 10, que tiram partido da política de vida longa da Microsoft que prevê 10 anos de suporte estendido. Isso ocorre porque a Microsoft trata o Windows 8.1 como um “service pack” lançado para Windows 8.

Como instalar a atualização Windows 8.1 Update KB2919355

De acordo com as políticas da Microsoft, o Windows 8 terá o ciclo de suporte encerrado ao término do espaço de tempo de dois anos desde o lançamento do último service pack, prazo que se encerra nesta terça (12).

Caso essa atualização não tivesse sido lançada, o sistema operacional, liberado em 2012, teria vida prolongada na forma de atualizações até 2022.

A partir desta terça (12), o Windows 8 deixará de ser atendido pelas atualizações liberadas pela Microsoft (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Windows 10 vale a pena? Conte seus problemas e compartilhe opiniões e soluções no Fórum do TechTudo.

O episódio acaba criando uma situação curiosa em que produtos anteriores, como o Vista e o Windows 7, contam com suporte planejado que vai além daquele oferecido ao sucessor. O Vista, lançado em 2007, terá atualizações planejadas até 2017 e o Windows 7 até 2020.

Windows 8.1 tem suporte até 2023

Para q

... uem atualizar seu computador para o Windows 8.1, vale ressaltar que o suporte deve continuar até 2023. Como não há riscos de que um novo service pack seja disponibilizado para essa versão, o período não deve ser encurtado.

Aos usuários do sistema operacional resta realizar atualizações para Windows 8.1, ou fazer upgrade para o Windows 10, opções interessantes já que o processo para obter essas versões é simples e gratuito.

Há ainda a opção de fazer downgrade para o Windows 7 que, lançado em 2010, terá suporte garantido até 2020.

Via Mircosoft



>>> Veja o artigo completo no TechTudo