O Adobe Photoshop, poderoso editor de imagens da Adobe, tem várias versões. Uma das mais famosas e amplamente usadas é a CS4, que conta com tutorias oficiais no site da desenvolvedora. Isso porque muitos usuários não viram a necessidade de atualizar para as versões posteriores.

Três dicas para fazer o Photoshop ficar mais rápido

O programa é muito útil, mas também pode ser bastante complexo. Para quem deseja descobrir como usar as centenas de ferramentas do Photoshop CS4, a Adobe disponibiliza manuais de instruções completos para cada versão do programa. Confira a seguir as principais dicas no guia.

Manual do Photoshop CS4 te ensina a destrinchar todas as funções do programa (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

No manual da Adobe, é possível aprender desde dicas básicas, como ativar o registro e os conceitos de painéis e menus, ferramentas, visualização de imagens, réguas, grades e guias, abrir imagens e aumentar o tamanho, até tutoriais mais complexos e demorados.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para o Photoshop CS4, a fabricante publicou todas as instruções em português. Para conferir cada dica sobre o programa, basta acessar o site oficial (help.adobe.com). Abaixo, os usuários podem conferir a lista com os tutoriais mais importantes, assim como a página do arquivo PDF em que a dica está disponível. 

Retoque e correções de imagens – Pág. 214
Ajuste de nitidez e desfoque da imagem – Pág. 227
Criação de imagens panorâmicas – Pág. 263
Como fazer seleções – Pág. 268
Como mover e copiar os pixels selecionados – Pág. 283
Exclusão e extração de objetos – Pág. 287
Como salvar seleções e usar máscaras – Pág. 292
Conceitos básicos de Camadas – Pág. 301
Gerenciamento de camadas – Pág. 314
Definição de opacidade e mesclagem – Pág. 317
Efeitos e estilos de camadas – Pág. 322
Camadas de ajuste e de preenchimento – Pág. 331
Aplicando máscaras em camadas – Pág. 344
Criação e modificação de pincéis – Pág. 354
... Desenho de gráficos vetoriais – Pág. 388 Aplicação de filtros específicos – Pág. 430 Adição de efeitos de iluminação – Pág. 433 Criação de textos – Pág. 437 Como salvar arquivos PDF – Pág. 479 Otimização de imagens – Pág. 547

Esses são apenas alguns entre todos os tutoriais que você pode encontrar no manual de instruções do Photoshop CS4, em português. Basta tirar um tempo para praticar. E, não se esqueça, use e abuse do "Ctrl + F" para facilitar a busca.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo