O Doodle do Google desta quarta-feira (23) tem como tema "Boas Festas 2015" . A atualização da página do site de buscas visa dar o pontapé inicial às comemorações de Natal (25) e Ano Novo (31). A animação do Google voltada aos fãs do Papai Noel foi criada pelo artista Robinson Wood e retrata vários símbolos natalinos. 

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Dentre eles, encontramos os pinheiros, que ao menos no hemisfério norte são usados como árvores de natal; estrelas; bolas coloridas e caixas de presentes. O artista se inspirou em modelos de papercraft, que você pode recortar, dobrar e então montar o boneco do personagem.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Doodle de Boas Festas do Google (Foto:Reprodução/Google)

Este Doodle ficará ativo em toda a América, Europa, Oceania e parte da África e Ásia, englobando praticamente o mundo todo. A empresa, logicamente, deixou de fora os países que não celebram o Natal, tendo como sagradas outras datas em virtude de crenças diferentes.

O Natal, como todos sabem, celebra o nascimento de Jesus, segundo o cristianismo, embora haja bastante controvérsia sobre a veracidade dessa data. Entretanto, a celebração ganhou uma importância muito grande para o comércio, sendo uma das grandes ocasiões no ano em que as lojas veem uma alta nas vendas, com uma grande quantidade de pessoas em busca de presentes.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo. 

Na véspera do dia 25, que é um feriado nacional, é quando, na prática, se comemora o Natal. Essa data foi escolhida devido ao solstício de inverno no hemisfério norte que, originalmente, celebra o nascimento anual do deus Sol. Essa festividade teve seu significado alterado pela igreja católica no século III. Assim, os pilares desta comemoração foram mantidos mas agora, ao invés de se comemorar o nascimento do deus Sol, era celebrado o nascimento de Jesus de Nazaré.

Veja o vídeo abaixo e entenda a história dos Doodles:

Obviamente, esta data é impossível para o nascimento de Jesus. Segundo o relato da Bíblia, livro sagrado dos cristãos, na noite que Jesus nasceu pastores de ovelhas estavam pastoreando o rebanho ao ar livre, quando viram uma estrela

... que os guiaram até a manjedoura de Jesus. Entretanto, nesta época do ano, Israel é coberta de neve e as ovelhas não ficam ao ar livre. Sendo assim, Jesus Cristo teria que ter nascido em outra época do ano.

Atualmente, o Natal é comemorado por cristãos e não-cristãos. O comércio, como já mencionado, é um dos mais beneficiados por essas festas natalinas, visto que a venda de presentes e enfeites aumenta muito. Uma figura mitológica, no caso o Papai Noel, foi incorporada à celebração do Natal, como um bom velhinho que recompensa crianças que tiveram um bom comportamento ao longo do ano.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo