O Doodle do Google desta terça-feira (22) é uma homenagem ao Solstício de Verão 2015. Assim, todos que acessam a página inicial do buscador podem ver uma simpática animação, que consiste em seis picolés sob o Sol e, logicamente, derretendo.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

O solstício, segundo a astronomia, é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, que é medida por meio da linha do Equador. Visto que falamos de um solstício de verão, isso significa que o dia terá uma duração maior, sendo a mais longa de todo o ano. Já no solstício de inverno, o inverso ocorre, onde presenciamos a noite mais longa do ano.

Doodle em celebração ao solstício de verão (Foto: Reprodução/Google)

Em todo o hemisfério Sul, o solstício de verão ocorre em dezembro. Já o de inverso se dá em junho. A hora e os minutos exatos variam de ano para ano, podendo ser descobertos por meio de alguns cálculos astronômicos. Já no hemisfério Norte, a ordem é contrária, ou seja, o solstício de verão é em junho e o de inverno em dezembro, aproximadamente no dia 21.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A origem de diversas festividades

O solstício de inverno, especialmente no hemisfério Norte, era celebrado com festividades que posteriormente deram origem a vários costumes considerados pagãos. Séculos depois, eles foram incorporados ao Natal.

Por exemplo, em algumas culturas, o solstício de inverno, por ser o menor dia do ano, representava a vitória da luz sobre a escuridão. Isso porque, a partir daquele dia, os dias passariam a ter uma duração cada vez maior. Nas culturas persa e hindu, o deus Mitra era adorado, como um símbolo do “Sol Vencedor”. Já na cultura romana, essa mesma entidade era cultuada na celebração “Sol Invictus”.

A medida que as religiões pagãs foram perdendo força, várias dessas celebrações foram incorporadas ao cristianismo, de forma a agradar os novos fieis recém-convertidos dessas religiões consideradas pagãs.

Doodle

O doodle de hoje consiste numa animação bem si

... mples e simpática. São seis picolés, com as cores do Google, expostos ao sol e, naturalmente, derretendo. Um deles, o menorzinho e mais simpático, se vira e, num semblante alegre começa a contemplar o Sol. Isso até que ele começa a derreter também, fazendo uma cara de assustado.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo