Quando se fala em videogames, hoje em dia, os nomes “PlayStation”, “Xbox” e “Super Nintendo” podem surgir na mente de todo mundo. Só que poucos sabem quais foram os “pais” desses aparelhos. Pensando nisso, o TechTudo resolveu contar histórias sobre os primeiros consoles lançados no mundo.

Técnicos do Google criam computador que aprendeu a jogar Atari sozinho 

Uma característica que marcou a primeira geração de consoles de videogames é o fato de eles trazerem jogos embutidos em sua memória, com gráficos primitivos, constituídos de linhas e pontos. Outros elementos, como a falta de áudio ou sons reproduzidos em apenas um canal mono, também faziam parte desse começo dos games.

Magnavox Odyssey, o primeiro videogame do mundo (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Magnavox Odyssey (1972)

O primeiro console a ser lançado comercialmente foi o Magnavox Odyssey. Ele foi concebido pelo pai dos videogames, Ralph Baer. Inicialmente chamado de The Brown Box, por causa do seu design, o console nasceu de uma ideia de Baer em 1951, mas teve o seu primeiro protótipo construído em 1966.

Com o passar dos anos, o projeto evoluiu, sendo lançado oficialmente em 1972. Por ter gráficos primários, o console vinha acompanhado com telas translúcidas que deveriam ser aplicadas na frente da TV. Com o console ligado, essas telas serviriam como o cenário de vários jogos e simular cores para os games.

O Odyssey ainda trazia um periférico impressionante para a época: uma light gun usada para um jogo de tiro. Inclusive, de acordo com o International Journal of Computer Game Research, a criação dessa arma para o console foi feita em parceria com a Nintendo, em 1971, a primeira vez que a empresa japonesa se envolveu com videogames.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Home Pong (1975)

Três anos após o lançamento do Odyssey, a Atari lançou no mercado Pong, um console que trazia em sua memória o jogo de arcade. O console era constituído de dois botões que controlavam as barras durante as partidas.

Pong caseiro, lançado pela Atari (Foto: Reprodução/Wikimedia)

O console ajudou a popularizar o nome da Atari no mundo dos games, apesar de ser o estopim de um processo movido pelos criadores do Odyssey, já que a empresa utilizou o game e a tecnologia sem a autorização da Magnavox.

Telstar (1976-1978)

Um dos 14 modelos de console da série Telstar (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Aproveitando a popularidade de jogos como Pong, a Coleco lançou uma linha de consoles que durou dois anos, mas que rendeu à empresa 14 videogames diferentes. Chamada de “Linha Telstar”, cada console vinha com um design distinto e jogos próprios, devido a falta de capacidade de rodar vários games.

Atari 2600 (1977)

O Atari 2600, lançado em 77, revolucionou o mundo dos games pelo simples fato de introduzir cartuchos com diferentes jogos ao seu console. Agora, os jogadores não estavam presos aos mesmos games embutidos na memória dos videogames, criando uma indústria de produtoras e venda de cartuchos com o seu lançamento.

... p://s2.glbimg.com/ldWmS5YQfFMEUeYdsLmYUqjz3tQ=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/12/07/2015-12-03_20-13-201.jpg" alt="2015-12-03_20-13-20" height="369" width="695">Atari 2600 permitia o uso de cartuchos (Foto: Reprodução/Wikimedia)

O Atari 2600 é considerado por muitos como o grande responsável pela quebra da indústria de videogames nos anos 80. A indústria se recuperou apenas no final da década, com o lançamento do NES.

Colecovision (1982)

Após alguns anos de hegemonia do Atari 2600, a Coleco resolveu encarar o mercado de games mais uma vez com o Colecovision. Lançado com aproximadamente 12 jogos, o console tinha como vantagem a capacidade de reproduzir quase que totalmente a experiência gráfica dos arcades no conforto da sua sala de estar.

Colecovision vendeu bem, mas sofreu com a crise dos videogames em 1983 (Foto: Reprodução/Wikimedia)

O videogame conseguiu vender bem, passando de um milhão de unidades vendidas em um ano. Com a crise no mercado de videogames de 83, as vendas diminuíram drasticamente, ocasionando o descontinuidade do Colecovision em 1985.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Venha nos contar no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo