Com apenas 15 dias para o fim do ano, as empresas de tecnologia começaram a fazer suas retrospectivas. Depois de Google e YouTube, chegou a vez do Facebook lançar o Year in Review, recurso que permite aos usuários relembrarem os momentos mais importantes de 2015 na linha do tempo. 

Por trás dos testes do Facebook: Permissões de uso são pura polêmica

Liberada a partir de quarta-feira (16), a retrospectiva da rede social resolveu inovar, disponibilizando ferramentas de edição. Com isso, é possível ver as dez fotos mais marcantes do ano no perfil e ainda escolher mais imagens para adicionar à publicação. Veja como fazer e editar a sua retrospectiva 2015 no Facebook.         . 

Retrospectiva 2015 no Facebook é fácil de fazer; veja como (Foto: Reprodução/Facebook)

Year in Review revisado

Em 2014, o Facebook frustrou algumas pessoas no seu Year in Review. Isso porque o algoritmo trouxe à tona fotos de ocasiões ruins, como contatos bloqueados, pessoas falecidas e até lembranças de relacionamentos amorosos passados.

Neste ano, porém, o Facebook planeja fazer diferente. O algoritmo responsável por criar o Year in Review de cada usuário está mais inteligente e, agora, vai ignorar determinados dados. Portanto, desta forma, não será preciso se preocupar com o conteúdo da retrospectiva.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Outra novidade é que será possível editar as fotos que aparecem. Assim, se mesmo com a atualização do algoritmo, a máquina errar e colocar alguma imagem que você não tem boas lembranças, basta retirá-la e trocar por outra.

Passo 1. Acesse a página da retrospectiva (https://www.facebook.com/yearinreview) no Facebook. Se você se deparar com um erro 404, continue tentando até o site abrir. Isso pode demorar um pouco;

Year in Review no Facebook (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Veja que logo abaixo de “Retrospectiva de Fulano” há dois botões. Em seguida, clique em “Editar”;

Passo 3. Uma janela se abrirá com as dez fotos atualmente marcadas. Clique na imagem que você deseja desmarcar e, logo em seguida, clique na foto substituta. Depois de fazer as alterações, clique em “Salvar”;

Escolha as novas fotos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)
... div>

Passo 4. Se estiver satisfeito com as mudanças, pode clicar em “Compartilhar”, escrever uma mensagem e depois clicar em “Publicar”.

Compartilhando a sua retrospectiva no Facebook (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Pronto! Agora você tem uma retrospectiva com imagens que são realmente especiais para você, e, literalmente, escolhidas a dedo.

Facebook não carrega? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo