Uma equipe de desenvolvedores chineses lançou recentemente a Ares, impressora 3D que tem como diferencial reunir várias tarefas e ter preço acessível. Vendida por US$ 499 (cerca de R$ 1.900) no Indiegogo, a all-in-one vem com scanners a laser e câmeras de alta definição, permitindo digitalizar objetos em três dimensões.

Impressora 3D ‘ajuda’ crianças a criar seus próprios brinquedos

Já encerrada, a campanha fez tanto sucesso no site de financiamento coletivo que arrecadou 1027% da meta inicial.

Ares, impressora 3D all-in-one (Foto: Divulgação/Easy Arts 3D)

O êxito da campanha demonstrou que os criadores cumpriram seu objetivo, que era o de popularizar impressoras 3D e mostrar que elas podem ser baratas. A ideia, segundo o time por trás da Easy Arts 3D, é fazer com que o dispositivo deixe de ser um produto hi-tech e passe a ser um item comum em lares e empresas, como impressoras a laser.

Por causa da intenção inicial, a equipe deixou o preço final quase igual ao custo de fabricação. Mas o valor abaixo da média também foi devido à produção na China e ao projeto ter software e hardware de código aberto. A unidade de processamento central é o Raspberry Pi.

Para que serve uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo

O desempenho de múltiplas funções se dá graças ao seu design modular. O núcleo consiste em uma plataforma comutável, onde encontram-se furos que podem ser acoplados a transmissores a laser, cortadores CNC, entre outros aparelhos. Além disso, a Ares tem Wi-Fi, podendo ser controlada remotamente via smartphone.

Ares tem conexão Wi-Fi e pode ser controlada por celular (Foto: Divulgação/Easy Arts 3D)

A Ares tem corpo de metal, assim como 90% das peças de suporte, o que reduz brechas entre as partes e evita distorções durante a impressão. Também por essa razão a correia de transmissão foi feita com poliuretano e fio de aço.

... rget="_self">Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo os desenvolvedores, os materiais usados resultam em objetos impressos com superfícies extremamente lisas e sem o “efeito degrau” gerado pela maioria das impressoras 3D. Ela usa filamentos de plástico PLA, permitindo criar objetos de diversas cores. Como a campanha no Indiegogo já acabou, quem quiser comprar a impressora 3D tem que se cadastrar na pré-encomendada através do site do fabricante.

Via Indiegogo 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo