StarCraft 2: Legacy of the Void é a última expansão da franquia de jogos de estratégia e ficção cientifica da Blizzard. Lançado exclusivamente para PC, o game encerrou a trama com o capítulo final da campanha e adicionou uma série de modalidades multiplayer. Conheça a jogabilidade e a dinâmica das partidas para enfrentar as intensas batalhas do Setor Koprulu neste guia básico do TechTudo. 

Saiba como jogar Fallout 4

Noções básicas do game

Encerrando a saga, o game traz o terceiro e último episódio da campanha. Assim como as duas versões anteriores, o jogo só funciona com conexão à internet.

Apesar do enorme conteúdo das campanhas individuais, StarCraft 2: Legacy of the Void só funciona se o PC estiver conectado à internet (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O desempenho em qualquer tipo de partida contribui para a pontuação da conta de usuário no Battle.net, liberando retratos, insígnias e outros prêmios especiais de personalização.

Com destaque para as novas modalidades de partida multiplayer, a nova expansão apresenta uma tela de menu bem diferente, destacando as opções de jogo na barra que fica no topo.

A interface principal do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Comandos Função
Botão esquerdo do mouse  Seleção de unidade 
Botão direito do mouse  Ordem à unidade
F1 Seleciona trabalhador ocioso
F2  Seleciona todas as unidades de ataque disponíveis 
F3-8  Seleciona heróis disponíveis 
Ctrl + 1-9  Cria Grupos com as unidades selecionadas 
F9  Menu de conquistas 
F10  Menu principal 
F11 Menu de registro de mensagens 

Estabelecendo uma base

Independentemente da raça escolhida – Terran, Zerg ou Protoss –, em StarCraft 2: Legacy of the Void o jogador precisa ter boas estratégias para estruturar uma base que colete recursos rapidamente e tenha uma boa defesa.

A rápida extração de cristais e gás vespeno pode fazer a diferença na administração da base (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Com exceção das missões na campanha protagonizadas por heróis, em todos os combates é preciso estabelecer uma base com eficiência para produzir as tropas de ataque, mas ao mesmo tempo segura o suficiente para resistir aos adversários.

No entanto, o segredo de uma boa base está na velocidade com que os recursos são coletados. Apesar das diferenças de cada raça, as unidades que extraem minerais e gás vespeno devem ser produzidas em grandes quantidades, permitindo produzir soldados e veículos ou comprar atualizações de habilidades, blindagem e ataque.

... ss="foto componente-conteudo"> Torres de defesa e unidades nas entradas da base são a melhor opção para proteger a base (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Em StarCraft 2: Legacy of the Void a defesa da base também é muito importante, pois a I.A. do game em geral é bem agressiva e ataca constantemente. O jogador deve evitar construir prédios muito próximos, porque isso atrapalha o movimento de tropas, enquanto reforça as entradas da base com torres de defesa e unidades com alto poder de fogo.

Partidas com heróis

Com protagonistas bem diferentes para cada raça, Legacy of the Void tem partidas em que o jogador coordena diretamente as ações destes personagens em campo de batalha contra as forças inimigas.

Os protagonistas não podem morrer durante as fases da campanha (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Se a primeira expansão do game, Heart of the Swam, apresentou uma nova dinâmica de jogo com a “Rainha das Lâminas” presente em quase todos os estágios da campanha individual, nos estágios do novo episódio também há missões com heróis Protoss em combate.

No entanto, diferente destas fases exclusivas da campanha individual, nas quais é preciso seguir uma sequência de objetivos e evitar a morte dos protagonistas, StarCraft 2: Legacy of the Void acrescentou modalidades multiplayer com heróis.

Os heróis podem morrer tanto no modo Missão Cooperativa como no Arcade (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Enquanto em Missão Cooperativa o jogador pode escolher entre seis comandantes diferentes que podem atuar diretamente nas batalhas e invocar unidades especiais temporariamente, o modo Arcade também oferece cenários com heróis e as mais variadas regras.

Táticas ofensivas

Não importando o episódio, a maior parte das fases da campanha de StarCraft 2: Legacy of the Void tem como objetivo a destruição de estruturas ou unidades específicas. Porém, assim como nas partidas multiplayer, a eficiência do ataque depende da estratégia do usuário.

Para guarnecer tropas os Zergs precisam de Suseranos, os Terrans de alojamentos, e os Protoss de pilar de cristais (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Cada raça tem o tamanho do exército limitado por um tipo de estrutura ou unidade diferente. É preciso construir ou produzir o máximo possível para aumentar o número de tropas e veículos.

No entanto, além de uma grande força ofensiva, o jogador também precisa combinar o poder bélico de diferentes unidades. Enquanto algumas tropas lutam corpo a corpo ou atiram com mais frequência e causam menor dano, outras só atacam unidades aéreas ou tem disparos poderosos e menos frequentes.

Com dezenas de unidades diferentes, o jogador precisa aprender a equilibrar a força de ataque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A criação de grupos de ataque com os números do teclado permite combinar forças diferentes, enquanto alvos específicos podem ser mais facilmente discriminados e eliminados.

Apesar dos mesmos locais de outros jogos de estratégia, StarCraft 2: Legacy of the Void tem jogabilidade moderna e sofisticada, ao mesmo tempo em que oferece diferentes graus de dificuldade e muitas modalidades de partidas multiplayer.

Como deixar StarCraft 2 mais leve? Comente em nosso Fórum.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo