A Adafruit lançou uma nova placa de desenvolvimento bastante compacta e leve. A Feather M0 Basic Proto tem 5 x 2,3 x 8 centímetros, pesa apenas 4,6 gramas e apresenta um design sem headers soldados no PCB, reservando espaço para que o desenvolvedor faça as modificações necessárias soldando as extensões na placa. O dispositivo, ideal para aplicações em microcontroladores, tem processador de 48 MHz idêntico ao aplicado nas Arduinos Zero.

Arduino Uno: vale a pena comprar a nova micro placa no Brasil?

Um detalhe interessante para quem busca opções às Arduinos está justamente no processador. Apesar de operar na mesma velocidade, a 3,3 volts, do que o encontrado nas Arduino Zero, o modelo usado pela Adafruit conta com controlador USB embutido, o que aumenta a versatilidade da placa.

Placa pesa apenas 4,6 gramas e tem suporte a diversas interfaces de hardware (Foto: Divulgação/Adafruit)

A presença do suporte ao USB de forma nativa facilita a vida de desenvolvedores na hora de testar e realizar operações de debug em suas criações.

Em termos de performance, o chip é acompanhado de 256 KB para armazenamento de instruções e 32 KB de memória RAM, tudo mais do que suficiente para rodar sistemas em tempo real e softwares de automação.

Pinos GPIO permitem a conexão com periféricos e outros dispositivos (Foto: Divulgação/Adafruit)

Em relação aos pinos, são 20 GPIO, suporte às

... interfaces Hardware Serial, I2C e SPI. É possível adquirir a placa diretamente no site da Adafruit por US$ 19,95 (ou R$ 76, em conversão direta).

Existe curso para aprender a mexer com Arduino na Internet? Descubra no Fórum do TechTudo.

Via Adafruit



>>> Veja o artigo completo no TechTudo