BeeLine é uma solução interessante de navegação via GPS para ser usada na bike. O dispositivo consiste num acessório que deve ser fixado no guidão da bicicleta e que dispõe de uma tela em com tecnologia e-paper. Nela, uma ceta aponta fixamente para a direção do destino desejado e há uma contagem mostrando a distância restante para chegar ao destino em quilômetros. O produto foi apresentado no Kickstarter e já atingiu a meta de arrecadações.

Fone de ouvido bluetooth e a prova d’água promete nunca cair da orelha

É importante destacar que o BeeLine não possui rede GPS. As leituras relacionadas ao mapeamento e o percurso desejado pelo ciclistas precisam ser definidas num celular Android ou iOS. As informações são transmitidas ao acessório via Bluetooth que passa a exibi-las na tela conforme a pedalada transcorre.

Acessório se comporta com uma bússola, apontando sempre na direção do destino desejado (Foto: Divulgação/BeeLine)

O aplicativo do BeeLine funciona em paralelo com o Google Maps. Uma vez definida a rota, basta parear o acessório com o app. Assim que as instruções de percurso forem transmitidas, uma ceta fixa surge na tela identificando a direção que o usuário deve tomar para chegar ao seu destino.

Ao contrário de outros acessórios de navegação para ciclistas, o BeeLine não dá orientações de percurso. A ceta fica apontando fixamente para a direção do destino final, como a agulha de uma bússola, sempre voltada para o norte. Assim, o ciclista não precisa se distrair olhando sempre para a telinha para navegar enquanto pedala.

A ideia de usar a tecnologia e-paper na tela do aparelho é uma aposta interessante, já que garante ao dispositivo uma autonomia de bateria de várias semanas.

BeeLine recebe instruções de percur
... so a partir do aplicativo do produto, para Android e iOS (Foto: Divulgação/BeeLine)

Como não tem sistema GPS embutido, o BeeLine acaba sendo mais acessível que os concorrentes. Em campanha de sucesso no Kickstarter, o produto pode ser adquirido por £ 45 (equivalente a R$ 255, em conversão direta), com começo das entregas previsto para agosto de 2016. No momento, os criadores do BeeLine não enviam o produto ao Brasil.

O que é melhor: celular ou aparelho de GPS dedicado? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Kickstarter

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo