O Internet Explorer, apesar de ter melhorado bastante nos últimos anos, ainda é um navegador bastante vulnerável e problemático. Por isso, alguns softwares se aproveitam para exibir anúncios, abrir o programa automaticamente em determinados sites e, por último, instalar vírus.

Internet Explorer parou de funcionar? Entenda o que é essa mensagem

Se o navegador da Microsoft abre ou fecha sozinho no seu computador, pode ser que o Windows esteja configurado para executar o aplicativo ao abrir o sistema ou seu PC esteja contaminado com malware. Confira as dicas e saiba como resolver o problema.

Internet Explorer: navegador abre sozinho? Aprenda a resolver (Foto: Divulgação/Microsoft)

Desative os programas que iniciam com o Windows

Passo 1. Vários programas são carregados automaticamente quando o Windows inicia, e um deles pode ser o próprio Internet Explorer. Se esse for o caso, basta desativar os programas que iniciam com o sistema;

No Windows 7, você pode fazer isso pressionando “WinKey + R” e entrando com o comando “msconfig” (sem aspas). No utilitário, abra a guia “Inicialização” e verifique se o IE está por lá. No Windows 8 e 10 o procedimento é um pouco diferente.

Desativando os programas que abre com o Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Verifique a existência de vírus

Passo 1. A contaminação por malwares é outra causa comum que faz com que o IE seja aberto sozinho, geralmente para exibir anúncios. Para saber se o seu computador está infectado, execute uma verificação completa usando um software de proteção;

Há os gratuitos Malwarebytes Anti-Malware e Spybot. Você também pode usar o CCleaner para limpar o computador e o HijackThis para verificar e eliminar entradas suspeitas do registro do Windows.

Faça uma verificação completa em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Redefina as configurações do IE

Passo 1. Se até agora nada resolveu, tente restaurar as configurações de fábrica do Internet Explorer. Para isso, abra as opções do IE e, na guia “Avançadas”, clique em “Redefinir…”. Marque a opção “Excluir configurações pessoais” e clique em “Redefinir”. Por fim, reinicie o navegador. Confira o passo a passo detalhado.

... original/2015/11/18/captura-de-tela-2015-11-16-as-162915.png" alt="Redefinindo configurações do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora) " height="450" width="695">Redefinindo configurações do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Faça uma restauração do sistema

Passo 1. Se o problema começou após a instalação de um aplicativo, pode ser que ele tenha instalado algum software mal-intencionado. Nesse caso, fazer uma restauração do sistema pode resolver, pois o Windows cria automaticamente um ponto de restauração antes de instalar os programas. Confira como fazer uma restauração do sistema.

Configurando restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Seguindo essas dicas, é provável que o Internet Explorer pare de abrir automaticamente e volte a funcionar como deveria.

Internet abrindo páginas aleatoriamente? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo