O tradicional dicionário Oxford escolheu um emoji (chorando de rir) como a palavra do ano de 2015. Sim, um emoji foi escolhido como a "palavra mais popular". A escolha reflete a popularização crescente das figuras nas mais diversas formas de comunicação via Internet. Esta é a primeira vez na história que a escolha recai sobre uma imagem que representa uma ideia, ao invés de uma palavra comum, composta por caracteres tradicionais do dicionário, do a ao z.

Site rastreia histórico do seu sobrenome e revela 'de onde veio'

Para chegar ao rosto com lágrimas de alegria como emoji mais popular e, consequentemente, palavra do ano, o Oxford realizou uma parceria com o app de teclado virtual SwiftKey. Dessa forma, foi possível mapear o uso dos emojis em países que falam inglês para contabilizar os mais populares.

Emoji que representa risos incontroláveis foi escolhido como a palavra do ano (Foto: Reprodução)

Em 2014, a carinha feliz com lágrimas atingiu 4% de uso entre os emojis escolhidos na Inglaterra e 5% nos Estados Unidos. Em 2015, o número subiu para 20% com os ingleses, e 17% com os norte-americanos. 

Para ser escolhido como palavra do ano, a imagem venceu oito palavras finalistas, entre elas "refugiado", "dark web", "economia compartilhada" e "lumbersexual".

Palavra do Ano

O Oxford escolhe a palavra do ano sob a perspectiva do mundo anglófono, que fala inglês como a primeira língua. A escolha é feita a partir de termos reco

... rrentes no último ano, que definam um retrato da sociedade no período a partir das ideias e palavras mais usadas. Esta não é a primeira vez que termos profundamente ligados a Internet são selecionados. Em 2013, o termo vencedor foi “selfie” e, em 2012, “GIF”.

Via Oxford Dicionaries

Qual emoji falta no seu teclado? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo