Há algumas semanas foi lançada a nova Apple TV: mais potente, com um sistema operacional novo, compatibilidade com a Siri e até um controle remoto diferenciado. Ela pode ser comprada com 32 e 64 GB de espaço interno. No entanto, a forma como o tvOS lida com os apps é determinante para definir qual modelo você deve adquirir, se o maior ou menor.

Vale a pena comprar a 4ª geração da Apple TV?

Confira agora algumas dicas que ajudarão na hora da escolha e compre a versão que mais se encaixa ao seu perfil.

Apple TV: qual modelo escolher? (Foto: Divulgação/Apple)

Declaração da Apple

A Maçã tentou esclareceu um pouco o caso com a seguinte declaração:

“Escolha a capacidade de 32GB ou 64GB.

Se quiser usar sua Apple TV principalmente para reproduzir filmes, programas de TV e músicas ou para jogar e usar alguns apps, a capacidade de 32GB é suficiente. Mas se você quiser baixar e usar muitos apps e jogos, escolha a configuração com 64GB.”

Não traz muitos detalhes mas já ajuda um pouco. Em outras palavras,se você for usar a Apple TV de uma forma “normal”, apenas para assistir filmes, séries, ouvir música e utilizar um ou outro app, o modelo com 32 GB será suficiente. Porém, se você estiver pensando em encher a Apple TV de joguinhos, prepare-se para comprar logo a versão com o dobro de capacidade.

O recurso App Thinning

App thinning é um dos recursos exclusivos do iOS 9 (Foto: Reprodução/Apple)

Como já mencionado, a nova Apple TV ganhou um sistema operacional próprio, batizado de tvOS. E ele funciona de uma forma um pouco diferente em relação ao iOS. Assim como o sistema utilizado no sistema dos iPhones e iPads, o tvOS conta com o recurso App Thinning. Essa função permite que o usuário baixe apenas parte do aplicativo, de forma a economizar espaço.

Essa tecnologia funciona em três etapas: a App Slicing, a ODR e a Bitcode. Os desenvolvedores de apps, ao criarem um programa, enviam para a Apple todos os binários necessários para o funcionamento dele nos mais diversos iDevices, como iPhones e iPads. Porém, quando o usuário baixa esse app, ele faz o download apenas dos arquivos necessários.

Celulares com o iOS 8, por exemplo, realizam o download de pastas e binários que só serão utilizados no iPad. Assim, o tamanho final do app fica maior sem necessidade prática. Com o App Thinning, o usuário baixa apenas aqueles arquivos estritamente necessários para o funcionamento do app naquele dispositivo.

Já a função ODR faz com que o app baixe, posteriormente, funções que o usuário poderá precisar. Vamos usar o exemplo de um jogo. Com a função ODR, inicialmente o usuário baixaria apenas as primeiras fases do game. À medida que ele avança na história, o sistema vai baixando os demais níveis. Assim, se a pessoa baixar o jogo e não jogar muito, ele não ficará ocupando um espaço demasiado no dispositivo.

Em outras palavras, o recurso App Thinning, presente no iOS e também na tvOS, ajuda a economizar espaço nos aparelhos. Mas agora vamos falar do grande problema em questão.

O funcionamento do tvOS

... po/tt2/f/original/2015/10/28/capturar41.png" alt="Nova geração da Apple TV conta com sistema remodelado (Foto: Divulgação/Apple)" height="257" width="695">Nova geração da Apple TV conta com sistema remodelado (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple divulgou que aplicativos criados para o seu set-top box podem ter, no máximo, 200 MB. Isso deixou todos animados, pois seria possível comprar a versão de 32 GB sem problemas.

Entretanto, uma vez instalado, esse mesmo app pode, posteriormente, baixar mais 2 GB de dados extras. Assim, um jogo pode ter 200 MB na Apple Store, mas depois de baixado ele pode facilmente chegar aos 2 GB. No total, os desenvolvedores terão 20 GB de espaço no iCliud para armazenarem os conteúdo utilizados sob demanda. Logicamente, dificilmente um jogo ocupará 20 GB de sua Apple TV, mas é ilusório pensar que ele se limitará aos 200 MB iniciais.

Desta forma, se você pensa em comprar uma Apple TV afim de jogar bastante, saiba de antemão que 32 GB será pouco espaço.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo