Jogos modernos para PC costumam exigir configurações robustas que custam caro. Apesar disso, mesmo com máquinas modestas é possível se divertir com uma série de títulos mais velhos que valem o investimento e são verdadeiros clássicos. Na lista, há sucessos consagrados, como GTA: San Andreas, Counter-Strike, Half-Life 2, Minecraft e muito mais. Confira a seguir a lista com 10 games leves para rodar em PC antigo.

Site libera 2.400 jogos clássicos do MS-DOS para jogar online

GTA: San Andreas

Outro frequentador de listas de grandes jogos da história que pode ser jogado em PC antigo, San Andreas marcou época com a campanha cheia de liberdade, personagens carismáticos e enredo absolutamente memorável. Mesmo com bons anos de idade, o título é imperdível para todo fã da franquia da Rockstar.

Conheça 10 jogos leves para jogar em PCs mais antigos, como GTA: San Andreas (Foto: Divulgação/Rockstar)

Unreal Tournament

Considerado um dos melhores jogos de 1999, o Unreal Tournament, jogo de tiro em primeira pessoa da Epic Games, fez a cabeça de jogadores de todo o mundo com combate rápido, variedade impressionante de armas e mapas memoráveis.

O game é leve, está disponível para compra no Steam e roda em praticamente qualquer computador, seja ele de mesa ou notebook. O modo online continua operante e repleto de jogadores.

Age of Empires 2: HD Edition

O clássico jogo de estratégia da MicrosoftAge of Empires 2: HD Edition replica com precisão a experiência do título de 1999, que influenciou gerações de games do gênero ainda é um dos favoritos dos aficionados pelo estilo RTS (estratégia em tempo real).

Mesmo com o novo tratamento em alta definição, o game continua muito leve e roda com facilidade em PCs mais antigos. Isso garante a mesma diversão e desafio dos velhos tempos.

GTA: Vice City

Um dos principais hits da Rockstar, GTA: Vice City chegou aos PCs e consoles em 2002, e logo se firmou como uma das melhores versões já lançadas da popular franquia Grand Theft Auto.

Com vasto mapa aberto inspirado em Miami, o game conta com várias missões e atividades secundárias capazes de agradar diversos tipos de jogadores. Apesar de simples, os gráficos também não fazem feio.

The Sims

Primeira versão da consagrada série de simuladores, The Sims impressionou pelo seu virtualmente infinito leque de possibilidades.

Hoje, mais de 15 anos depois do lançamento original, o game ainda é um prato cheio para aqueles que curtem esb

... anjar criatividade, montando casas e personagens.

Half-Life 2

Constantemente colocado em listas de melhores jogos de todos os tempos, Half-Life 2 dispensa grandes apresentações. Último título da franquia lançado, o FPS da Valve nem parece ter mais de 10 anos.

Além de custar muito barato e rodar em computadores muito limitados, o game tem gráficos caprichados, boa jogabilidade e enredo de arrepiar.

Minecraft

Game mais recente da lista, Minecraft tem como uma de suas assinaturas o visual pixelado e simplório. O título da Mojang roda bem em máquinas com placas de vídeo mais antigas ou mesmo versões integradas.

No melhor estilo sandbox, o jogo oferece diversão para todo tipo de jogador. Com um pouco de criatividade e paciência é possível construir verdadeiras obras-primas, como castelos, cidades e torres.

Quake 3 Arena

Pérola da ID Software, Quake 3 Arena arrancou suspiros dos fãs de bons tiroteios virtuais no final dos anos 90, e é até hoje um dos maiores ícones do gênero.

A boa notícia é que você não precisa de um PC de última geração nem de muito dinheiro para conseguir a cópia do game no Steam e curtir com amigos no modo online.

BioShock

Primeiro jogo da série de tiro da 2K, BioShock logo atraiu uma legião de fãs com a temática interessante e clima tenso. Repleto de ação, armas e habilidades diferentes, o game envelheceu bem, e é extremamente divertido até hoje.

Também dá para rodar sem maiores problemas em PCs desatualizados.

Counter-Strike

Fenômeno das lan houses nos anos 1990 e 2000, Counter-Strike ainda figura entre os games favoritos dos fãs de FPS. Mesmo com gráficos simples, o jogo é competitivo e balanceado.

O ponto positivo fica para a numerosa comunidade de jogadores, que ainda lota os servidores da Valve, em que centenas de partidas rolam todos os dias. 

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo