Ark: Survival Evolved é um game de ação em primeira pessoa, para Windows, Mac e Linux, no qual o jogador deve sobreviver em uma ilha dominada por tribos e enormes dinossauros. A tarefa, porém, não é fácil, e o usuário precisa enfrentar mudanças climáticas, sede e fome para se manter vivo neste ambiente online hostil.

Veja como domar dinossauros em Ark: Survival Evolved

Para sobreviver você deve coletar suprimentos e montar uma base, além de se aliar a uma das diversas tribos presentes na ilha. Ark: Survival Evolved conta com gráficos impressionantes e, por enquanto, só está disponível em versão para PC. Confira no tutorial a seguir como baixar e jogar o game de aventura no Steam:

Veja como baixar e jogar Ark: Survival Evolved (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Como baixar o jogo

Passo 1. Abra a loja do Steam e vá até a página do Ark: Survival Evolved;

Passo 2. Em seguida, clique em comprar e escolha a forma de pagamento;

Passo 3. Com o jogo na biblioteca, clique em Ark: Survival Evolved e selecione instalar. Aperte avançar e espere o game baixar. Pronto, agora você já pode jogar!

Comandos básicos

 Comando  Tecla
Andar para frente  W
Andar para esquerda 
Andar para direta 
Andar para baixo 
Correr   Shift esquerdo 
Usar/Pegar itens   E
Pular  Barra de espaço 
Agachar  
Inventário  I
 Menu tribo L
Mapa 

Requisitos

ARK: Survival Evolved é um jogo que exige um PC um pouco mais potente para rodar, por isso verifique se o seu computador tem os requisitos mínimos ou recomendados. No entanto, o game também conta com algumas opções de inicialização com modos diferenciados e recebe atualizações constantes para melhorar o desempenho.

Escolha o melhor modo de inicialização para o seu PC (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Antes de começar, escolha uma modalidade adequada para as configurações do seu computador. Para PCs com memória menor do que a recomendada, use os modos Low Memory 4GB ou Extremely Low Memory. Já a opção No Sky Effects remove as animações do céu (como a lua, nuvens e estrelas) e melhora a taxa de quadros por segundo.

Primeiros passos

Para começar a jogar é necessário escolher um servidor online ou local para participar. O game possui servidores oficiais e não-oficiais, com modos cooperativos (PVE) e competitivos (PVP). No menu, clique em “Join Ark” para ver a lista com os servidores disponíveis. Para jogar, selecione um deles e escolha “Join”.

Antes de começar, escolha um dos servidores oficiais ou não-
... oficiais para jogar (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Quando o mapa carregar, você poderá criar um novo personagem. À esquerda, você verá as opções de customização para o corpo, gênero, tom de pele e cabelo. Agora, em Spawn Region, escolha um dos pontos do mapa para sua localização inicial.

Essa decisão é muito importante, pois vai determinar os tipos de materiais e animais que você pode encontrar. A dica é começar perto da água, suprimento essencial para a sobrevivência. Por fim, digite um nome e clique em Create New Survivor para começar.

Você pode personalizar o personagem antes de jogar (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Comida, água e suprimentos

ARK: Survival Evolved é um jogo de sobrevivência, ou seja, o principal objetivo é manter-se vivo na ilha dominada por dinossauros e tribos desconhecidas. Para realizar tal tarefa, porém, é necessário coletar recursos essenciais para a sobrevivência humana, como comida, água, fogo e outros suprimentos.

A tarefa não é fácil, mas a ilha é grande e tem uma variedade de animais e plantas que podem virar alimento ou suprimentos para o personagem. Por isso, o primeiro passo ao entrar no game é coletar o que encontrar, sejam frutas ou pedras. O sobrevivente precisa se alimentar e buscar abrigo para não morrer de fome, frio ou sede.

Busque comida caçando animais ou pegando frutas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Nota: Preste atenção no tipo de alimento que você vai coletar ou guardar. Enquanto Berries e outras frutas não estragam, carne de animais apodrecem com facilidade. Ao ingerir alimentos estragados você pode facilmente envenenar o personagem.

Status e atributos

ARK: Survival Evolved possui um sistema bem semelhante ao de DayZ, cujo personagem sofre influências de status negativos decorrentes da fome, sede, frio e calor excessivo ou outros problemas que podem ocorrem em ambiente hostil.

As necessidades do personagem aparecem na barra de status (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Esses status aparecem na parte inferior da tela, enquanto as necessidades do personagem são mostradas na parte direta. Além de fugir dos perigos, você deve preencher essas necessidades para que o protagonista não morra ou caia inconsciente. Veja abaixo uma tabela com os ícones da barra de status, na ordem em que aparecem:

Experience  mostra a quantidade de experiência 
Weight  quantidade de peso carregado pelo personagem 
Thirst  indicador de sede 
Hunger  indicador de fome 
Stamina  nível de estamina do personagem
Health  barra de vida do personagem 

Outra forma de sobreviver é aumentar o level do seu personagem. Qualquer ação realizada no jogo (coleta, construção, matança de animais) vai garantir pontos de experiência. A cada level você receberá pontuação que pode ser distribuído nas necessidades, como vida ou quantidade de peso, para que o seu sobrevivente se torne mais resistente.

Além disso, você ganhará pontos de Engram para comprar novas receitas de armas, roupas, ferramentas e construções. Eles são essenciais pra sua progressão no jogo. Não basta ter os materiais, é necessário que você possua a receita para construi-los.

Para construir, você precisa comprar receitas com os Engram Points (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Ferramentas e construção

As ferramentas de construções são essenciais em Ark: Survival Evolved. Isto porque sem elas não há como conseguir os suprimentos necessários para sobreviver, como carne, obter fogo ou se abrigar. Como dito anteriormente, Elas são desbloqueadas por pontos de Engram, a medida que o personagem sobe de nível.

O sistema de construção do game também é bem parecido com o de jogos como DayZ e H1Z1. Com os materiais certos e a receita, você pode criar armas, fogueiras, paredes, portas e até mesmo roupas para melhorar sua resistência.

Para construir, abra o inventário, aperte “I” e clique em Craftables. Se você tiver todos os materiais necessários, o ícone do objeto estará colorido. Clique nele e, quando a barra encher, o item estará disponível no inventário principal.

Ferramentas são essenciais para você sobreviver (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Uma dica é dar preferência para os seguintes itens: Stone Pick, Stone Hatchet, Torch, Waterskin e Campfire. Com o Stone Pick e Stone Hatchet você poderá coletar materiais e matar animais sem se machucar. Já a Torch será útil para iluminar o seu caminho no escuro. O Campfire será usado para manter sua temperatura e cozinhar carne, enquanto o Waterskin vai deixar um suprimento de água perto de você.

Mapa e localização

A localização também é muito importante em Ark: Survival Evolved. Cada local no mapa possui animais e materiais diferentes, além de inimigos em potencial. Para todos os casos, construir um abrigo é essencial para se proteger.

O jogo também possui um ciclo de dia e noite que influência diretamente na temperatura corporal do sobrevivente. No calor, procure por lugares frescos para evitar status negativos como hipertermia. O mesmo acontece em temperaturas frias. Use roupas para manter-se aquecido ou fique perto de fogueiras.

Cuidado com o sistema de dia e noite e as temperaturas da ilha (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Cozinhar

Carne crua estraga rápido e só serve para alimentar outros dinossauros. Por isso, cozinhá-la é uma solução prática e eficiente, já que ela alimenta muito mais do que as frutas. Para cozinhar, construa um Campfire e aperte “E” para abrir o inventário.

Em seguida, coloque Wood e Thatch nos espaços da fogueira, adicione Raw Meat e acenda o fogo. Espere alguns segundos e você terá uma deliciosa carne cozida.

Cozinhar é uma ótima forma de preservar a carne e se alimentar melhor (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Tribos

As tribos são grupos criados entre os jogadores e são uma ótima forma de avançar mais rápido no game. Caçar ou coletar suprimentos em conjunto é bem mais fácil do que trabalhar sozinho, e você receberá parte da experiência que o grupo conseguir.

Criar uma tribo é simples. Aperte “L” e escolha um nome para o seu grupo. Para convidar pessoas, aproxime-se do outro personagem e segure o botão “E” para abrir mais opções. Selecione ”Invite to Tribe” e espere que o convite seja aceito pelo outro jogador.

Morte

Infelizmente, nem todos sobrevivem em Ark: Survival Evolved. Mas não se preocupe. Caso você seja atacado ou eventualmente acabe sucumbido aos perigos do game, é possível começar de novo. Ao morrer, você terá a opção de recomeçar em um dos pontos do mapa. Seus Engrams e level permanecem, porém, todos os seus itens, ferramentas e suprimentos serão perdidos.

Qual o melhor: PlayStation 4, Xbox One ou PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo