O Android 5.0 (Lollipop) está instalado em 21% dos aparelhos Android do mundo todo. A mais recente versão do sistema está quase completando um ano e vem crescendo gradativamente, de acordo com relatório divulgado pela empresa nesta terça-feira (8). Em junho ele estava presente apenas em 12,4% dos aparelhos. Em julho ele subiu para 18,1% e em agosto ele ultrapassou a barreira dos 20%.

Como saber a versão do Android do seu celular ou tablet?

Mesmo assim, o Lollipop ainda fica atrás do Android 4.4 (KitKat), que está em 39,2% dos celulares e tablets e também do Jelly Bean, que ainda conta com 31,8% de participação. 

Android 6.0 Marshmallow, próxima versão do sistema, será liberada em breve (Foto: Divulgação)

A possível explicação para a demora dos usuários em aderir as versões mais novas é que uma grande quantidade de aparelhos continua sendo lançada com a versão anterior do Android instalada de fábrica. E isso dificulta a proliferação do Lollipop.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

As versões mais antigas do sistema já não representam uma fatia tão grande. O Android Gingerbread está apenas com 4,1%; o Ice Cream Sandwich conta com 3,7% e o "jurássico" Froyo está instalado apenas em 0,2% dos dispositivos Android.

Divisão de mercado das várias versões do Android (Foto: Divulgação/Google)

A cada relatório publicado vemos mais claramente que o problema de fra

... gmentação do Android está longe de ser solucionado. O Android M (Marshmallow) está prestes a ser lançado e a versão anterior, a 5.0, não alcançou sequer um quarto de participação no mercado. Vale lembrar que sistemas operacionais desatualizados podem apresentar vulnerabilidades e se tornar uma porta de entrada para vírus e hackers. 

Via NDTV Gadgets



>>> Veja o artigo completo no TechTudo