O PlayStation 4 oferece vários motivos para ser amado pelos fãs de games, desde a biblioteca extensa de exclusivos até a possibilidade de emprestar jogos para amigos pela Internet. Por essas e outras, o console ganhou o coração de muitos usuários pelo mundo. Confira a seguir cinco motivos para os donos do aparelho da Sony amarem o videogame.

Conheça truques e funções do PS4 para aproveitar mais o seu console

1) Jogos exclusivos

Um dos primeiros critérios que os jogadores adotam na hora de escolher um console é a  lista de jogos exclusivos. Neste quesito, o PS4 se destaca por trazer títulos de peso, como Bloodborne e InFamous Second Son, assim como remasterizações de sucessos da geração passada, como The Last of Us e God of War 3.

Veja motivos que fazem o PS4 valer a pena (Foto: Débora Magri/TechTudo)

Prestes a completar dois anos de idade, o console conta com games exclusivos variados para agradar diferentes usuários. Para quem ainda tem dúvidas, o futuro continua frutífero, com Uncharted 4: A Thief's End, Horizon: Zero Dawn e The Last Guardian previstos para chegar em 2016.

2) PlayStation Plus

PS4: a assinatura da Plus sai por R$ 100 e R$ 35 nos planos anual e trimestral, respectivamente (Divulgação/Sony)

Enquanto a assinatura paga do programa PlayStation Plus é exigida para realizar partidas online no PS4, ela também concede benefícios interessantes ao jogador. Entre as vantagens estão descontos exclusivos na PlayStation Store, armazenamento de games salvos na nuvem e, talvez o recurso mais popular, jogos grátis todo mês.

Todos os meses, os membros da Plus recebem seis títulos de brinde (dois para cada console da Sony) que podem ser jogados enquanto a assinatura do serviço estiver ativa. Desde que o PS4 foi lançado, os assinantes do programa já receberam títulos como Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes, Injustice: Gods Among Us e Rocket League.

3) Compra cruzada

PS4: com a compra cruzada, é possível obter até três versões de um game com uma única compra (Foto: Reprodução/PlayStation Store)

Quem comprou The Unfin

... ished Swan e Journey no PlayStation 3 pôde baixar, sem custos adicionais, a versão destes jogos para PS4 assim que foram lançadas. Esses títulos são compatíveis com o recurso de compra cruzada da Sony, que oferece as versões de um game para a plataforma PlayStation com uma única compra.

Apesar de não ser um recurso presente em todos os jogos, a compra cruzada é a forma de recompensar os usuários que permanecem fiéis à marca. Há, inclusive, uma seção especial na PlayStation Store para mostrar os jogos que entram no programa. Para quem possuir pelo menos dois consoles da fabricante, é uma ótima forma de economizar.

4) Share Play

PS4: função Share Play permite compartilhar via internet todas as funções de um game (Divulgação/Sony)

Adicionada na atualização 2.0 do sistema operacional do PS4, a funcionalidade Share Play permite compartilhar jogos com amigos via Internet. Desse modo, é possível participar de partidas cooperativas com outras pessoas, como se elas estivessem no mesmo cômodo que você. 

Apesar de a Sony manter o recurso nativo para todos os games do aparelho, os desenvolvedores têm o poder de bloquear a opção em certos casos. Assim, títulos como Call of Duty: Advanced Warfare e Fifa 15 ficaram de fora da festa.

5) Estação de mídia

PS4: app do Spotify permite ouvir música em segundo plano durante partidas no console (Divulgação/Spotify)

Os games, obviamente, são a atração principal do PlayStation 4, mas o console também funciona como uma central multimídia. Além de reproduzir CDs, DVDs e Blu-Rays, o aparelho é capaz de rodar arquivos de música e vídeo do computador.

Além disso, aplicativos próprios de serviços como Netflix, Crunchyroll, YouTube e Spotify tornam o console uma alternativa fácil para assistir a filmes e ouvir música. Há programas com configurações específicas para o aparelho, como é o caso do Spotify, que permite rodar canções em segundo plano durante a jogatina.

Qual o melhor serviço: PS Plus ou Xbox Live Gold? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo