O Launchpad é um recurso que permite ver e acessar os programas no OS X como se estivesse no iOS do iPhone ou do iPad. Embora possa parecer um retrocesso, o recurso permite acessar e usar aplicativos bem mais rápido do que utilizando a pasta "Aplicativos" ou a busca do sistema.

Mac travou? Saiba o que é NVRAM e como redefini-la para iniciar o OS X

Confira o passo a passo de como organizar seus aplicativos com o LaunchPad no OS X e aproveite a funcionalidade para otimizar seu tempo de trabalho no Mac.

Aprenda a usar o Launchpad e acesse seus app mais rapidamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando o LaunchPad

Para executar o Launchpad no OS X, basta clicar no ícone do foguete que fica na Dock do sistema. Caso você não consiga encontrá-lo lá, é possível iniciá-lo a partir da pasta Aplicativos.

Executando o Launchpad via Dock e pasta Aplicativos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Dependendo de qual Mac ou teclado você estiver usando, também é possível executar o Launchpad pressionando uma tecla para fazer isso. Por exemplo, em alguns teclados e notebooks da Apple, a tecla padrão é F4.

Uma vez que o Launchpad for aberto, você verá uma tela semelhante a do iPad, que mostra mostra todos os aplicativos instalados atualmente.

Tela do Launchpad no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Quem estiver usando um Trackpad pode navegar no Launchpad e passar através das diferentes telas. Basta arrastar para a esquerda ou para a direita. Já se você usar um mouse, clique e arraste para a esquerda ou para a direita para mudar de tela.

Quando estiver com pressa, o Launchpad também permite digitar o nome do aplicativo no campo de busca.

Usando a busca do Launchpad no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Reorganizar Ícones no LaunchPad

O Launchpad funciona basicamente do mesmo modo que a tela do iPad/iPhone. Para alterar a organização dos ícones, basta clicar em um ícone e segurar, até que eles comecem a tremer.

A partir daí você pode arrastar o ícone que quiser, para onde quiser, simplesmente arrastando e reorganizando os ícones na mesma tela ou em uma diferente. Você pode até mesmo colocar um ícone em uma pasta, como na imagem abaixo.

Organizando os ícones do Launchpad no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Criando pastas no LaunchPad

Para criar uma nova pasta, clique e segure em qualquer um dos ícones de aplicativos. Quando eles começarem a tremer, arraste e solte um ícone um em cima do outro e o Launchpad automaticamente criará uma nova pasta contendo os dois ícones.

... /2015/08/27/criando-pasta.png" alt="Criando uma pasta no LaunchPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="302" width="695">Criando uma pasta no LaunchPad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O nome da pasta será automaticamente definido para a categoria dos dois aplicativos que você adicionou. Se você quiser alterar o nome, basta abrir a pasta clicando nela e, em seguida, clicar no título para renomeá-lo.

Mudando o nome da pasta criada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Vale lembrar que a criação de pastas no Launchpad não afetará a estrutura de diretórios de seus apps na pasta de Aplicativos. Além disso, como o OS X permite o uso de emojis em nomes de arquivo, se quiser, você pode usar uma figura para nomear aplicativos ou pastas no Launchpad.

Excluindo Apps no LaunchPad

A Apple incluiu a opção de excluir aplicativos de dentro do OS X, mas este método tem duas falhas. A primeira é a exclusão não funcionar para apps que vem instalados no OS X ou que não são da App Store. Além disso, a mudança não irá excluir as preferências de aplicação do seu sistema.

Com isso, você pode excluir um aplicativo, clicando e segurando em um ícone até que ele começe a mexer. Em seguida, clique no “X” no canto superior esquerdo do ícone do aplicativo.

Excluindo app a partir do Launchpad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

OS X irá pedir a confirmação de que você realmente deseja excluir o aplicativo; clicando no botão Remover irá deletar a aplicação do seu Mac.

Confirmando a exclusão de uma app no Launchpad (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com essas dicas você já pode usar o Launchpad para organizar e acessar seus programas.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo