Um dos novos recursos que o Windows 10 trouxe para os usuários foi o Wi-Fi Sense. A função permite que outras pessoas façam login na sua rede Wi-Fi automaticamente, sem precisar da senha. Falando assim, o processo parece ser um atentado à segurança dos seus dados. Mas, na verdade, não é isso. Entenda como funciona a novidade do sistema da Microsoft e aprenda a desativá-la se desejar.

Como recuperar a senha da rede Wi-Fi no Windows 10

Entenda como funciona o Wi-Fi Sense, novo recurso do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Atualmente, como você faz para usar o sinal Wi-Fi da casa de algum amigo ou parente? Com certeza você pede a senha. Mas e se esse amigo tiver uma senha extremamente complexa que nem ele se lembra? Bom, nesse caso, você vai perder uns bons 10 minutos inserindo os caracteres e tentando se conectar à Internet. Sabendo disso, a Microsoft espera trazer praticidade e comodidade aos usuários com o Wi-Fi Sense. Mas como, exatamente, ela faz isso?

Ao instalar o Windows 10, em um dos passos da configuração do sistema, você permite compartilhar a sua rede Wi-Fi. Assim, a senha que você definiu para a sua rede é armazenada nos servidores da Microsoft. Quando alguma outra pessoa chega na sua casa com algum aparelho rodando o Windows 10 e que esteja com o Wi-Fi Sense habilitado o sistema automaticamente o conecta em sua rede.

Desta maneira, o usuário convidado não toma nem conhecimento da sua senha. Isso, ao contrário do que se pensou inicialmente, pode contribuir para a segurança, já que as senhas não são reveladas.

Outro ponto para os usuários ficarem despreocupados é o fato de apenas seus contatos do Outlook.com, Skype ou Facebook poderem usufruir desta comodidade. Se outra pessoa que não faça parte desta lista de contatos chegar na sua casa, ela não vai se logar automaticamente no Wi-Fi.

Como desativar

Mesmo com esses pontos esclarecidos, você não quer que o Wi-Fi Sense fique ativado? Siga o passo a passo e fique seguro de que só quem tem a senha da sua rede está conectado.

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e clique em “Configurações”. Em seguida, clique em “Rede e Internet”;

Acesse a seção "Rede e Internet" no painel de configurações (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Na seção “Wi-Fi” role a página para baixo até visualizar a opção “Gerenciar configurações de Wi-Fi”. Clique nela;

Gerenciando as configurações de Wi-Fi (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3

... . Desligue as opções “Conectar a hotsposts abertos sugeridos” e “Conectar a redes compartilhadas por meus contatos”.
Desligue as duas opções apontadas na imagem acima (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Pronto! Desta forma, o Wi-Fi Sense será desligado e você não será mais capaz de compartilhar a sua internet automaticamente com seus contatos do Facebook, Outlook ou Skype.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo