A TV virou praticamente parte da família mas vale lembrar que o aparelho tem prazo de validade. Alguns indícios mostram quando o televisor precisa ser trocado para melhorar a qualidade de exibição de imagem e som. Além disso, modelos mais antigos podem consumir mais energia e não oferecer as conectividades básicas. Quer descobrir se a sua TV está com os sintomas de “velhice”? Então confira as cinco dicas.

Samsung ou Philips: qual empresa oferece as melhores Smart TVs?

1) Temperatura

Começando pela temperatura, os modelos de TVs mais antigos, ou até de tubo, podem aquecer em excesso, já que o equipamento interno fica mais “gasto” com o tempo. E isso pode gerar o corrompimento de componentes, placas e demais itens, dependendo do modelo da TV.

TVs mais antigas podem aquecer demais e danificar componentes com o tempo (Foto: Divulgação/Philips)

Medir a temperatura ideal não é tão simples, precisando de acessórios externos, como um termômetro USB. No entanto, o teste de “colocar a mão na TV” e ver se o calor está suportável é uma maneira mais prática e econômica. Vale lembrar que esse fator pode ser intensificado pelo calor da região: quanto maior a temperatura do ambiente, mais rápido o aparelho deve aquecer.

Com os anos de uso a tendência é que o aparelho aqueça cada vez mais, gerando um incômodo para o usuário. Então, se você está notando que o televisor está superaquecendo talvez esteja na hora de comprar um modelo novo antes de ficar na mão.

TV LED gasta menos energia do que modelos mais antigos (Foto: Divulgação/Samsung)

Já que a conta de energia não está nada barata, é também considerável pensar em um modelo mais recente. As TVs em LED consumem menos energia do que as TVs de LCD, com mesmo tamanho de tela, por exemplo. E isso pode valer a pena no final das contas. Já os modelos em Plasma tendem à um gasto maior de luz e maior aquecimento pela tecnologia integrada. Está na dúvida de qual TV comprar? LCD, LED ou Plasma: veja nessas dicas em qual modelo investir.

2) Qualidade da imagem

Quando a TV começa a ficar velha, é possível perceber alguns erros na imagem, como linhas atravessando a tela, saturação exagerada, imagem pixelizada ou exibição muito escura. É importante destacar que isso pode ser um problemas do aparelho ou de configuração.

TVs mais antigas podem apresentar problemas na imagem (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Então, vale tentar ajustar esses itens e calibrar a TV antes de tirar as conclusões. Para isso, acesse as configurações da televisão e siga algumas das dicas do TechTudo. Ajuste o brilho, cor, saturação e mais itens para ver se resolve o problema. Caso não tenha jeito, o indício é de que o modelo já está na hora de ser substituído.

A resolução mais fraca de TVs antigas pode não agradar muitos usuários e atualmente os modelos oferecem qualidade HD, Full HD ou superior. Isso resulta em uma imagem com mais detalhamentos, límpida e com melhores ajustes. A exibição da imagem na TV de tubo é bem diferente da tecnologia aplicada em telas finas e planas, com tecnologia de cristal liquido, por exemplo.

TVs mais modernas oferecem qualidade melhor de imagem (Foto: Divulgação/Samsung)

E não adianta contratar serviços em Full HD de streaming ou comprar um aparelho de Blu-ray: a imagem não vai ficar em alta definição se a TV for de baixa resolução. Então, caso prefira uma qualidade superior de imagem para assistir filmes, novelas e até o futebol no final de semana, talvez seja melhor investir em um modelo mais novo.

3) Qualidade do som

Outro indício de que sua TV já está passando do prazo de validade é o som transmitido. Alguns dos problemas apresentados são ruídos, chiados ou quando o áudio está alternando muito entre o volume mais alto e baixo, grave ou agudo. Também pode acontecer do som ficar mais abafado.

TVs oferece diferentes qualidades de som (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Isso acontece porque os alto-falantes embutidos na TV também ficam gastos com o tempo,e podem estourar o som, principalmente para os usuários que gostam de deixar o volume no máximo, ouvind

... o músicas com tons muito graves.

Para saber se o problema é mesmo da TV, tente mudar de canal, caso use TV Digital ou tenha serviço de TV a cabo. Em seguida ligue para a empresa e indique o problema para a visita do técnico: ele vai conferir se os chiados na reprodução não são algum defeito do aparelho conversor ou da televisão mesmo. Se for, uma boa opção é pesquisar por um modelo mais novo.

Quer um som melhor? Então saiba que as TVs são equipadas com padrões de estéreo 2.0, 2.1, 5.1, 7.1, surround e mais versões. Esses números indicam quantos canais de áudio e subwoofers estão presentes no dispositivo de som.  Para entender melhor, o aparelho com estéreo 7.1 oferece 7 canais de áudio comuns e 1 subwoofer (canal especial com frequências mais graves).

4) Cabos

Com o desenvolvimento de tecnologias, uma TV começa a ficar ultrapassada quando não atende mais as necessidades do seu usuário. Para manter um mínimo de conectividade, observe se o aparelho oferece entrada USB e HDMI: elas servem para plugar pendrives, Chromecasts ou até conectar a TV no notebook.

Entradas que garantes boa conectividade para a TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Os televisores mais antigos vinham apenas com entrada de áudio e vídeo, para plugar os cabos coloridos do DVD e em alguns casos entrada VGA/DVI. E isso já ficou um tanto para trás, principalmente para os mais antenados, que querem assistir séries e filmes sem complicações.

Qual Smart TV 3D comprar? Opine no Fórum do TechTudo.

Para conferir se quais conectividades a TV oferece, observe a lateral do aparelho ou a base traseira. As entradas são indicadas por ícones ou pelo seu nome, como o HDMI. Observe na imagem algumas das opções disponíveis e como identificar cada uma.

5) Conectividade e funções

Já passou o tempo em que a TV era só um aparelho para assistir apenas a novela ou o jogo de futebol. Os modelos mais modernos, ou Smart TVs, chegam com conectividades de Internet, aplicativos do Netflix, YouTube, redes sociais, conexão com o celular e mais opções bem interessantes para o dia a dia.

Smart TV oferece aplicativos para streaming de vídeos e músicas (Foto: Gabriella Fizmann/ TechTudo)

Para saber se a sua TV tem funções inteligentes, confira no controle remoto se há o botão de “smart” ou “apps” (aplicativos). No primeiro acesso será necessário plugar um dongle para se conectar com a Internet ou registrar diretamente na rede Wi-Fi de casa. Observe no site da fabricante as funções disponíveis para seu modelo. Não tem uma Smart TV? Então confira a lista com os modelos no mercado brasileiro.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo