Pesquisadores do Google e do MIT (Instituto Tecnológico de Massashusets) se uniram para desenvolver um filtro que remove reflexos, objetos e outros tipos de obstrução das fotos. Chamada de “Obstruction Free” (“livre de obstrução”, em tradução direta para o portugês), a técnica usa um algoritmo para eliminar elementos indesejados de fotos.

Capa que transforma smartphone em estúdio faz sucesso na Internet

No primeiro quadro, a imagem original. À esquerda, a imagem filtrada. Por fim, o reflexo separado da fotografia (Foto: Reprodução/YouTube)

A ideia é que, no futuro, a câmera de um smartphone seja capaz de oferecer essa opção de filtragem. Dessa forma, tirar fotos atrás de uma janela, em dia de chuva ou até mesmo cercado por um alambrado poderia resultar em imagens limpas, sem a interferência do reflexo do vidro ou de um arame que esteja na frente da imagem que você deseja capturar, por exemplo.

Ainda em desenvolvimento, a tecnologia mostra resultados bastante convincentes. Em imagens liberadas pelos técnicos que desenvolvem a ferramenta, é possível ver a mesma foto em três situações: registrada normalmente, com a interferência do reflexo, filtrada pelo algoritmo e, por fim, o reflexo separado da foto.

Qual é o melhor celular para tirar fotos noturnas? Descubra no Fórum do TechTudo

O mais interessante sobre a tecnologia é o mecanismo que dá ao algoritmo informações suficientes para limpar a imagem. Antes de disparar a câmera e capturar a foto, um curto vídeo deve ser registrado pelo usuário, cobrindo a área que ele deseja fotografar. Para limpar a imagem e separar a obstrução do restante do cenário, o algoritmo usa alguns quadros do vídeo salvo previamente para combinar com a foto limpa que o usuário deseja.

Ainda em fase de testes, a te

... cnologia não tem data para chegar aos dispositivos móveis. Mas dado o estágio avançado de desenvolvimento que as imagens sugerem, é bem provável que o recurso seja aproveitado pelo Google em breve.

Veja, no vídeo abaixo, como a tecnologia funciona:

Via Research at Google e PhoneArena



>>> Veja o artigo completo no TechTudo