Os celulares com o sistema Android vão receber uma atualização a partir desta quarta-feira. De acordo com o Google, a medida foi adotada para corrigir a falha que permitia a execução de arquivos maliciosos, mesmo sem a interação do dono do aparelho. A estimativa é de que o problema afete pelo menos 950 milhões de smartphones espalhados pelo planeta. O buscador divulgou a lista de celulares beneficiados pelo update; veja abaixo.

WhatsApp tem bug que permite roubar conversas e dados de contatos

Messenger é o mensageiro oficial do Google (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

De acordo com a empresa, uma nova versão do Messenger, o aplicativo de SMS do Google, possui uma modificação que permite controlar o problema. O usuário deverá clicar nos vídeos antes de executá-los. A principal característica da falha é a reprodução automática de arquivos de vídeo, logo que chegavam ao celular via mensagem, o que impedia que o usuário evitasse a pane.

Inicialmente a correção será transmitida para os aparelhos da linha Nexus, já nesta quarta-feira.

Ao longo do mês de agosto, o update também será enviado aos seguintes modelos:

Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S5, Galaxy Note 4 e Galaxy Note Edge
– HTC: One M7, One M8 e One M9
– LG: LG G2, LG G3 e LG G4
– Sony: Xperia Z2, Xperia Z3, Xperia Z4 e Xper

... ia Z3 Compact

O Google recomendou que os donos de celulares com Android Jelly Bean ou superior troquem o aplicativo de SMS nativo pelo Messenger. Você pode baixá-lo neste link.

Aprenda a usar Messenger, novo app do Google para troca de mensagens

Detalhes sobre a falha “Stagefright” serão apresentados pelo pesquisador responsável pela descoberta durante a conferência Black Hat, voltada para especialistas em segurança digital. O evento ocorre nos Estados Unidos. O Google prometeu adotar outras medidas adicionais, tão logo tome conhecimentos dos pormenores do problema.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo