O lançamento do Windows 10 chegou! Nesta quarta-feira (29) a Microsoft vai começar a liberar o upgrade para membros do Windows Insider e outros usuários. Para não gerar um gargalo com a forte demanda de downloads, haverá uma liberação em ondas, para grupos de máquinas elegíveis, por prioridade. O TechTudo consultou a Microsoft Brasil e tira algumas dúvidas sobre o que esperar.

Joe Belfiore, executivo da Microsoft, mostra novo Windows 10 com recursos inéditos (Foto: Divulgação/Microsoft)

Existe um horário para a Microsoft liberar o download?

Segundo a Microsoft, não. A partir do primeiro minuto do dia 29 de julho, em cada região, o sistema vai começar a liberar downloads, que acontecerão em ondas, quando e como a Microsoft organizar.

Como vai funcionar essa "liberação em ondas"?

A partir de 29 de julho, a Microsoft começa a distribuição dos pacotes de download para os Windows Insiders. Uma notificação vai avisar quem fez a reserva para o upgrade e o Windows 10 será liberado em escala para que haja um gerenciamento da demanda e evitar problemas na hora de baixar.

Membros Windows Insider vão receber o Windows 10 primeiro?

Sim, a partir do dia 29 de julho os membros do Windows Insider serão os primeiros a receber. Após os Insiders, os primeiros usuários que receberão o Windows 10 são os que fizeram a reserva, apenas após terem recebido a notificação em seus computadores. Na sequência, "a Microsoft vai contemplar de forma proativa" os que tiverem máquinas com hardware mais compatíveis com a nova plataforma.

Os pacotes de software (ou flash drives) em lojas com pré-venda, chegam quando?

Segundo a Microsoft, para aqueles consumidores não elegíveis na oferta de upgrade gratuito  - ou seja, que usam versões anteriores ao Windows 7 - o Windows 10 estará disponível para compra online na Microsoft Store também a partir do dia 29 de julho. O produto na caixinha Full Packaged Product (FPP), só estará disponível nos varejistas nos próximos meses, ainda sem data para venda ou pré-venda.

A solução de compra online ou do pacote em lojas físicas é ideal para que não tem um PC com Windows 7 ou 8.1. Usuários dos dois sistemas terão um ano para baixar o Windows 10 de graça. 

Há alguma diferença de upgrade a partir do Windows 7 ou Windows 8.1?

A fabricante informa que não há diferença. Os critérios de avaliação de compatibilidade de hardware e processo de reserva são os mesmos para os dois sistemas e não haverá diferenciação no download.

A Microsoft vai aguentar tantos downloads em massa?

A Microsoft vai atualizar nada menos que 1 bilhão de computadores, tablets e dispositivos 2-em-1 que rodam o sistema operacional. Para suportar a demanda, a liberação do Windows 10 será feita em escala "para garantir que todos os usuários tenham uma excelente experiência com o upgrade".

"Estamos preparados para apoiar a experiência do consumidor com o serviço de call center, para o qual o usuário pode telefonar se tiver dúvidas sobre o upgrade. Após a instalação do Windows 10, o usuário terá a opção também de ter assistência remota. Para isso, basta ele digitar na barra de pesquisa “click to chat” ou “click do call”. Essas funções levarão os usuários, primeiramente, a um fórum de dúvidas. Caso não sejam sanadas, ele poderá falar com alguém da equipe de suporte da Microsoft", diz em nota.

... /strong>

1) Já reservou o seu download do Windows 10? Entre nessa fila;

2) Ainda não está convencido de atualizar? Veja dez motivos para usar o Windows 10;

3) Confira se seu PC tem as configurações de hardware mínimas para o sistema;

4) Configurações conferidas? Veja se sua versão do Windows vai ganhar upgrade grátis e confira tudo o que você deve fazer para preparar o seu computador para receber o Windows 10;

5) Ainda na dúvida? Saiba usar o Upgrade Advisor e checar se computador suporta o Windows 10;

6) Xiii! Seu Windows é pirata? Entenda o que vai acontecer com você, segundo a Microsoft;

7) Quer comprar uma licença? Veja o preço do Windows 10 divulgado pela Microsoft;

8) Está convencido? Veja 20 coisas que você precisa saber antes de instalar no PC;

9) Reserva feita! Saiba checar se o download do Windows 10 já foi 'pré-baixado' no seu PC;

10) Quando chegar, atualize seu computador! Conte suas experiências no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo