O Instagram lançou na última semana o seu primeiro jogo, o Rickstaverse, inspirado no programa norte-americano “Rick and Morty”. O game é nativo da plataforma de fotos do Facebook e inclui o universo dos personagens da animação do canal Adult Swim. O objetivo é seguir o perfil do @rickandmortyrickstaverse e interagir com as fotos. Veja como funciona a brincadeira na rede social.

Instagram leva a busca por posts para a versão web; saiba como usar

Jogo para Instagram é baseado no universo de Rick and Morty (Foto: Divulgação/Instagram)

Seguindo a moda dos jogos de redes sociais, o Instagram investiu em um game com uma proposta bem semelhante ao serviço oferecido pela plataforma. Tudo gira em torno de imagens de Rick e Morty e a missão é ajudar os personagens a atravessar os cenários em diferentes universos e planetas.

O jogo faz parte da campanha de divulgação da segunda temporada da série animada, liberada no último domingo (26) no canal americano. Todo o material é assinado pelos criadores da animação Justin Roiland e Dan Harmon, e Rickstaverse foi criado pela agência digital Carrot, baseada no universo da série.

Alguns dos lugares disponíveis para exploração no Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A animação Rick and Morty foi lançada em dezembro de 2013 e os personagens são inspirados em Marty McFly e Doc da popular triologia De Volta Para o Futuro. Há referências de clássicos de ficção científica como Guia dos Mochileiros das Galáxias e Doctor Who; veja como brincar com o jogo.

Como funciona

Os fãs da série podem explorar diversos destinos intergaláticos como a Terra, Gazorpazorp, Plutão, Citadel of Ricks, Fantasy Planet e Furp Rock Plazaos. Cada item contém pistas nas imagens: para desvendar, é necessário clicar na foto e depois encontrar as tags marcadas. São mais de 80 links internos com galerias de imagens e cerca de 25 níveis.

Itens colecionáveis estão disponíveis no jogo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ainda estão disponíveis itens colecionáveis, como JerryGotchi, N33dful Th1ng, Alien Bandgbox, Morty Tracts, Meeseeks Box e mais. Um dos destaques é que o jogo pode ser acessado pelo celular com o app do Instagram instalado ou na versão de computador, pelo navegador. Não é necessário nenhum plugin extra.

Jogo pode ser acessado pelo computador ou celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como jogar

Para começar, o usuário precisa logar em sua conta do Instagram pelo celular ou computador e seguir o perfil @rickandmortyrickstaverse. Depois, é preciso observar a galeria com 15 imagens principais. Em cada uma das fotos abertas é necessário tocar ou clicar para observar a tag oculta.

... bara Mannara)" height="454" width="695">Tela inicial do perfil do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ao selecionar a tag, o usuário poderá acessar a galeria com imagens e vídeos exclusivos daquela pista. Em alguns cenários, é possível escolher a tag para observar um ambiente interno, bairros ou detalhes do local, como no hospital St. Equis Horse.

Tag oculta na imagem do jogo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os objetos colecionáveis estão escondidos nas imagens, sendo necessário clicar na tag e seguir para acessar a página específica. Como recompensa, os internautas poderão encontrar clipes exclusivos da segunda temporada da série. Cada imagem leva a outra ação, nas quais são necessárias movimentações para encontrar mais pistas ou itens.

Perfil com pistas no item da Terra (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O jogo por vezes se torna mais interativo, quando o usuário pode selecionar qual caminho seguir, com a disponibilidade de duas tags ou mais em uma mesma imagem. Vale ficar atento aos comentários, já que cada perfil conta com dados interessantes e dicas sobre o que fazer em cada fase. 

A missão é explorar os universos em busca de cinco contrabandistas alienígenas “Garblovian Bootleggers”.

Itens colecionáveis ajudam nas pistas e ficam espalhados nas fases (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para os jogadores mais dedicados ficam as indicações de que em cada nível há pelo menos um item colecionável, sendo necessário clicar ou tocar em todas as imagens e vídeos para descobrir. Além disso, estão disponíveis easter eggs da série. O jogo gratuito só apresenta versão em inglês.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Quer mais detalhes? Confira o vídeo sobre o Rickstaverse

Via Mashable, Instagram



>>> Veja o artigo completo no TechTudo