Cientistas da Universidade Columbia, Estados Unidos, criaram uma tecnologia capaz de transformar qualquer objeto num quebra-cabe?as girat?rio, no estilo do cubo m?gico. Para a "brincadeira" acontecer eles contam com um?software, al?m de um scanner e um impressora 3D.?A dificuldade est? em descobrir o corte perfeito em formas complexas, como a de um coelho, por exemplo, para que todas as partes movam-se livremente. O resultado promete "cubos m?gicos" ainda mais instigantes.?

Aparelho que cria objetos em 3D pode superar impressoras tradicionais

tecnologia transforma objetos em cubo m?gico (Foto: Reprodu??o/YouTube)

O primeiro passo para dar in?cio ? brincadeira ? fazer a leitura do objeto com um scanner 3D. Com o modelo gr?fico no computador, o programa deixa que o usu?rio escolha onde e como ele ser? cortado, o que define o modo como as partes ir?o rodar umas contra as outras.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no F?rum do TechTudo.

O software ent?o ajusta automaticamente a posi??o dos peda?os, de forma que consigam girar com o m?nimo de colis?o. Para garantir que o quebra-cabe?a funcione, ele tamb?m pode alterar o modelo 3D, como encolhendo as orelhas de um coelho ou mudando o ?ngulo da cauda de um boneco.

Software permite definir posi??o dos cortes no quebra-cabe?a (Foto: Divulga??o/Columbia University)

Depois que o esquema do cubo m?gico est? pronto, o invento converte as partes em pe?as ?reais?, com dobradi?as e ranhuras, de modo que poss

... am ser montadas. Da? ? s? imprimir tudo com impressoras 3D e se divertir. A licen?a do software pode ser adquirida junto ? Universidade e seus desenvolvedores, Timothy Sun e Changxi Zheng.

Confira o v?deo do projeto:

Via Gizmodo?e?Universidade de Columbia



>>> Veja o artigo completo no TechTudo