Muitos usu?rios acabam caindo em golpes na Internet por causa da falta de aten??o na hora do clique. Para n?o correr risco de ter seus dados pessoais e financeiros expostos, a desenvolvedora de seguran?a online ESET divulgou nesta segunda-feira (15) uma lista com cinco dicas para voc? n?o cair em furadas. Tenha uma navega??o mais segura ao acessar "links perigosos" ou de origem duvidosa.

Amazonaws, Unfriend, WhatsApp Azul e Dubsmash 2: relembre mais golpes

Veja as dicas para n?o ser pego em um golpe na hora de clicar em links (Foto: Pond5)

1) Voc? confia em quem enviou ou publicou o link?

Antes de sair clicando em qualquer link recebido por e-mail ou redes sociais, ? fundamental pensar se ele ? confi?vel. Caso seja um site que algum amigo queira lhe mostrar ou esteja no contexto da conversa, provavelmente n?o ser? um golpe. Mas ? importante lembrar que cibercriminosos tamb?m podem usar as contas dos seus amigos para disseminar v?rus. Na d?vida, pergunte antes de clicar.

Alguns e-mails muito chamativos, que prometem promo??es imperd?veis e v?deos com temas pol?micos tamb?m merecem aten??o redobrada, j? que podem ocultar links falsos, usados para roubar dados dos internautas.

2) Voc? confia na plataforma?

Os links recebidos durante as conversas em grupos privados do WhatsApp, ou na plataforma interna da empresa n?o devem oferecer riscos. No entanto, o e-mail precisa de cliques moderados, principalmente quando o assunto ? a caixa de Spam. Normalmente s?o enviados para l? os e-mails considerados perigosos ou com conte?do duvidoso para o usu?rio.

Caso n?o tenha certeza da originalidade do link ou confian?a na plataforma, o melhor ? n?o clicar nele. As rede sociais, como Facebook e Twitter, tamb?m s?o usados para disseminar spams maliciosos. Com isso, o usu?rio pode ser infectado por um malware, spyware ou ser v?tima de um golpe em uma p?gina falsa, redirecionada depois do clique.

3) Voc? confia no destinat?rio?

Essa dica vale para todas as plataformas e pode ajudar a fugir de diversos golpes phishing, v?rus e mais. N?o conhece o site direcionado pelo link? Ent?o n?o clique nele. Isso pode ser aplicado em e-mails enviados por desconhecidos, mensagens recebidas por ?amigos de amigos? ou estranhos nas redes sociais e links que aparecem no seu feed de not?cias de sites maliciosos.

Se preferir, fa?a uma pesquisa na Internet para saber se aquele site est? disseminando algum v?rus ou causando problemas entre os internautas.

4) O link coincide com um evento de grande repercuss?o?

Todos os grandes eventos acabam atraindo cibercriminosos, j? que o fluxo de acesso ? grande. Ent?o, como aconteceu na Copa de Mundo em 2014, muitos e-mails promocionais, mensagens com links de eventos e mais podem ocultar v?rus ou roubar seus dados inseridos. Portanto, isso ? utilizado como ponto de curiosidade dos internautas, com imagens, v?deos e demais links de origem duvidosa.

Desconfie de promo??es e links de sites n?o-oficiais recebidos pelas redes sociais com tu?tes e inbox, e-mails, spams e demais plataformas. A dica vale para not?cias de grande repercuss?o, crimes, eventos mundiais, Jogos Ol?mpicos, desastres naturais e demais acontecimentos com muito destaque. ?Antes de clicar, observe as dicas anteriores, veja se conhece a fonte, se confia na plataforma e no destinat?rio.

5) O link est? encurtado?

... >Muitos usu?rios acabam clicando em links encurtados e sendo direcionados para p?ginas falsas, baixando v?rus e mais. Isso acontece principalmente em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Google+, com postagens de p?ginas e usu?rios que usam Bitly, goo.gl ou outro.

A fun??o ajuda a n?o ocupar os 140 caracteres do tu?te e poupar espa?o no post. No entanto, alguns cibercriminosos ocultam malwares em links encurtados, j? que ? mais dif?cil verificar a fonte do link antes de clicar. Ent?o, caso veja uma not?cia ou postagem estranha, ou com conte?do duvidoso, vale pesquisar por conta pr?pria, no navegador, ao inv?s de clicar no link.

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis??Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo