O WhatsApp anunciou novos recursos para o aplicativo no mês de março. Entre as novidades, estão a possibilidade de realizar chamadas de vídeo pelo computador e de criar figurinhas animadas. Além disso, o mensageiro também está testando funções que permitem acelerar a reprodução de mensagens de voz e um recurso que autodestrói fotos enviadas pela plataforma.

Na lista abaixo, o TechTudo separou cinco funções que foram anunciadas pelo WhatsApp durante o mês de março para aprimorar o aplicativo para Android e iPhone (iOS). Confira, a seguir, como funcionam os novos recursos, qual a proposta de cada um deles e como ativá-los no mensageiro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Acelerar a reprodução de mensagens de voz

Um recurso que está em fase de testes no WhatsApp Beta e não tem data prevista para lançamento é o que permite aumentar a velocidade de reprodução das mensagens de voz recebidas pelo WhatsApp. A função foi flagrada pelo site especializado WABetaInfo e, segundo o portal, a funcionalidade seria capaz de acelerar o tempo de reprodução do áudio em até 2.0x.

Dessa forma, seria possível escutar a mensagem na metade do tempo original. O aplicativo ganharia ainda uma etiqueta abaixo da foto do usuário para indicar a velocidade de reprodução escolhida para a mídia, que poderia variar entre 1.0x, 1.5x e 2.0x. Ainda não está claro se o recurso será implementado na versão final do mensageiro.

2. WhatsApp para de avisar se áudio foi escutado por remetente

Em março, o WhatsApp também parou de exibir a confirmação de leitura nas mensagens de voz recebidas pela plataforma. O mensageiro deixou de mostrar o ícone de microfone azul para quem havia desativado a confirmação de leitura nas configurações do app e, assim, não seria possível saber se o destinatário das mensagens "deu play" no áudio enviado.

O recurso foi flagrado apenas no app para iPhone (iOS). Ainda não está claro se a função se trata de bug ou não, mas o fato é que o WhatsApp ainda exibe a confirmação de reprodução dos áudios no Android e na versão web do mensageiro.

3. Chamadas de vídeo e voz pelo computador

No início do mês, o WhatsApp anunciou suporte para chamadas de áudio e vídeo na versão do aplicativo para computadores. O recurso está disponível na versão do software para Windows e macOS, mas ainda não há previsão de lançamento para o WhatsApp Web. Até o momento, também não é possível realizar chamadas em grupo pelo PC, mas a expectativa é que o limite máximo de participantes durante a conferência aumente.

Para iniciar uma chamada de vídeo pelo computador, basta tocar sobre o contato e selecionar o ícone de câmera ou de microfone no menu superior do chat, ao lado de sua foto e nome — similar às chamadas realizadas pelo app para celulares. Vale lembrar que, assim como nas ligações realizadas pelo celular, as chamadas pelo computador também são criptografadas pelo WhatsApp.

4. WhatsApp libera produção de figurinhas animadas em apps

Na primeira semana de março, o WhatsApp também liberou um recurso para facilitar a criação de figurinhas animadas na plataforma. A partir de agora, usuários podem converter arquivos de vídeo ou GIF diretamente pelos aplicativos que possuem suporte ao formato, importando o pacote de figurinhas para o WhatsApp de uma vez. Antes, era necessário usar truques para importar os stickers que se mexem, convertendo as mídias em sites e adicionando-as uma a uma na pasta do WhatsApp no Android.

5. Fotos que se autodestroem

...

Outra funcionalidade que está em fase de testes no WhatsApp Beta permitiria enviar fotos que se autodestroem pelo mensageiro. O recurso foi flagrado pelo portal WABetaInfo no início do mês e, com a função, seria possível enviar fotos e definir um período para a mídia ficar visível para o destinatário antes de ser deletada automaticamente pela plataforma.

Pelo que se sabe até o momento, a imagem não poderia ser salva no celular e nem encaminhada para outros chats do WhatsApp. Não há informações sobre o aviso de prints, caso o destinatário da conversa faça uma captura de tela durante a exibição da imagem. Como recurso está em fase de testes, ainda não se sabe ao certo quando (e se) ele será disponibilizado na versão padrão do mensageiro.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo