The Last of Us 2, continuação direta da série da Naughty Dog, fez história recentemente ao se tornar o game com mais prêmios de Jogo do Ano da história – ultrapassando o aclamado The Witcher 3: Wild Hunt, que era dono do título. No mundo dos games, assim como no cinema, premiações se tornaram uma tradição anual, que ajudam a coroar os melhores jogos lançados a cada ano.

The Game Awards (TGA), considerado o "Oscar dos games", e o nacional Brazil Game Awards (BGA) são bons exemplos, junto de premiações de veículos especializados, como o Melhores do Ano TechTudo – são consideradas ao final de cada ano. A seguir, confira o especial com os dez jogos com títulos de "GOTY".

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Estrelado por Ellie e Abby, o game se passa anos depois do título original, lançado no PlayStation 3, e mostra versões mais velhas dos personagens. Em um mundo pós-pandêmico que tenta se reconstruir, Ellie precisa lidar com desafios mais humano. Com belos gráficos, atuação de primeira por parte dos dubladores e um enredo denso e envolvente, o game abocanhou prêmios das mais diversas categorias, sendo considerado o principal título de 2020.

TGA, Golden Joystick Awards e BGA estão entre as conquistas principais do exclusivo do PlayStation 4, que ultrapassou a marca de 300 troféus de jogo do ano e é o título com o maior número de prêmios, segundo o perfil NDGame.

Considerado uma verdadeira obra-prima por parte da CD Projekt RED, The Witcher 3 chegou em 2015 para Xbox One, PlayStation 4 (PS4) e PC, e rapidamente chamou a atenção pela profundidade e detalhes de seu universo, que podia ser explorado livremente por Geralt. Sua longa campanha e gráficos de alta qualidade renderam inúmeros prêmios de jogo do ano ao RPG, que segue como uma grande influência para o gênero.

The Game Awards, Game Developers Choice Awards, Golden Joystick Awards e SXSW Gaming Awards foram algumas das premiações, que se juntam a mais de 200 nominações da mídia especializada, incluindo o TechTudo.

Título de lançamento do Nintendo Switch em 2017, Breath of the Wild marcou não só uma mudança de rumo para a franquia da Nintendo, mas também para todo o gênero de RPGs de ação, que desde então se inspiram nas mecânicas e liberdade absoluta que fizeram do game um grande sucesso. O resultado? O domínio total de premiações como The Game Awards, DICE Awards e a eleição de destaque do ano também pelo TechTudo.

Journey - 2012

Jogo indie da Thatgamecompany, Journey está bem longe do padrão dos títulos que costumam levar o título de game do ano. Mesmo sem um grande orçamento, o jogo entrega uma experiência visual e sonora inesquecível, além de sua intrigante mecânica multiplayer, que permite que jogadores se ajudem em suas jornadas, sem uma ligação direta. O sucesso foi tanto, que Journey desbancou gigantes como Mass Effect 3, Halo 4 e Far Cry 3, em um ano que também teve o primeiro The Walking Dead da Telltale como destaque.

Após o sucesso estrondoso de GTA, a Rockstar Games usou toda sua expertise em títulos de mundo aberto para levar os jogadores de volta ao velho oeste, com Red Dead Redemption. A ideia não poderia ter dado mais certo, com uma das campanhas mais marcantes da história recente dos games e um mapa enorme para explorar. Mais do que abrir as portas para uma nova e pod

... erosa franquia, RDR também conquistou o mundo, com títulos de jogo do ano no VGA (Spike, na época), GDC Awards e outras dezenas de veículos.

Half-Life 2 - 2004

Tido até hoje como um dos melhores jogos de todo tempo, Half-Life 2 foi praticamente unanimidade da crítica em 2004, quando foi lançado para PC. British Academy Games Awards (BAFTA), Game Awards, DICE Awards e GDC Awards renderam alguns dos troféus mais importantes para o shooter da Valve, que é visto como um dos pilares do FPS moderno, e gera expectativas de uma sequência que nunca chegou.

Portal 2 - 2011

Sequência de Portal, game que surgiu como um mod de Half-Life, Portal 2 usou a fórmula de sucesso para entregar uma experiência mais polida e desafiadora para os jogadores, e acertou na mosca. Mesmo dividindo as atenções com o popular The Elder Scrolls: Skyrim, o puzzle em primeira pessoa da Valve levou a melhor em 2011, impulsionado pelo carisma dos personagens GlaDOS e Wheatley.

British Academy Games Awards e Golden Joystick estão entre as principais honrarias do jogo, além de inúmeros títulos pela mídia especializada.

Com informações de NDGame

Ainda vale a pena comprar o jogo The Last of Us? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo