Instagram, Facebook, Twitter e TikTok são redes sociais muito populares, mas que podem ficar saturadas para alguns. Uma mudança interessante é usar plataformas de nicho, focadas em assuntos e públicos específicos. Elas tendem a oferecer uma diversificação positiva, pois o usuário acaba seguindo e conhecendo pessoas fora de seu círculo virtual habitual.

Abaixo, o TechTudo apresenta as principais características de cinco redes diferentes: Olivia, Monnos, Chippu, Amino e Skoob. Todas são grátis para baixar e estão disponíveis no Android e no iPhone (iOS). Conheça a seguir os aplicativos para conversar com gente com os mesmos interesses que você.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Olivia

A Olivia surgiu como um app de assistente de finanças, mas ganhou caráter de rede social durante a pandemia. Nele, a comunidade pode trocar dicas de como economizar, organizar os gastos, avaliar instituições bancárias e qualquer assunto relacionado ao tema. Os posts são classificados como "empréstimo", "gastos", "investimentos" e "renda", o que ajuda ao usuário a acompanhar os tópicos que mais lhe interessam.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone, e requer cadastro na própria plataforma ou login do Google. A Olivia também conta com uma inteligência artificial capaz de orientar sobre as especificidades da vida financeira do usuário. Para usá-la, é preciso conectar contas bancárias ou cartões de crédito.

2. Monnos

O Monnos é outra rede social voltada para o dinheiro — criptomoedas, mais especificamente. Com uma base de mais de 20 mil usuários, a plataforma brasileira permite que os membros encontrem as melhores estratégias de acordo com seu perfil e preferências, podendo se basear no padrão de investimento de pessoas mais experientes no comércio de moedas virtuais. O app classifica as táticas conforme o nível de risco, auxiliando o usuário na tomada de decisão.

O aplicativo ainda conta com um news feed que agrega notícias sobre criptomoedas do mundo todo, traz uma guia dedicada à cotação atualizada das moedas virtuais, e permite fazer transferências de dinheiro ou cripto para outros usuários Monnos sem cobrança de taxa. Segundo os desenvolvedores, em breve o aplicativo ganhará novo recurso que dará acesso a ações de grandes empresas, como Amazon, Apple e Netflix, possibilitando a compra de frações de cada ação.

3. Chippu

O Chippu é uma rede social de filmes disponível para Android e iPhone. Ele funciona como um guia de cinema, recomendando títulos de acordo com suas preferências e as resenhas de outros usuários. Se você se identificar com o gosto de alguém, pode seguir a pessoa para visualizar suas críticas, playlists, filmes favoritos e recomendações; da mesma forma, pode ser seguido de volta.

Na tela sobre a película, o usuário pode ver informações como tempo de duração, ano de lançamento, elenco, resenhas recebidas e qual sua nota média na rede social. Também é possível saber em quais plataformas ele está disponível, como Netflix, iTunes, Google Play Filmes ou Amazon Prime Video. O app permite login com Facebook, Google ou Apple ID, caso a pessoa não queira criar um cadastro do zero.

4. Amino Apps

O Amino é uma rede social com foco em comunidades, o que lembra um pouco o finado Orkut. Nele, você pode participar de grupos sobre temas de seu interesse, como futebol, rock nacional, k-pop, etc. Para ingressar nas comunidades, porém, é preciso se

... r convidado ou pedir permissão ao administrador.

Qualquer usuário pode criar sua própria comunidade e convidar pessoas, mas é necessário baixar um outro app, o Amino Community Manager, também gratuito. Além dos aplicativos para Android e iPhone, a plataforma também está disponível em versão web.

5. Skoob

O Skoob é para os amantes de literatura. A plataforma brasileira, que propõe ser um assistente de leitura, possibilita que seus mais de 7 milhões de usuários compartilhem resenhas, avaliações, notas de leitura e outras informações com os demais membros da comunidade. Disponível nas versões móvel e web desktop, o app usa gamificação, dando pontos ao terminar um livro, escrever um review e assim por diante.

Logo ao começar a usar a plataforma, o usuário é incentivado a identificar quais livros já leu, está lendo ou pretende ler. Com base nessas informações, o Skoob vai exibindo no seu feed resenhas e avaliações de títulos que podem te interessar. Você pode seguir usuários, adicioná-los como amigos e conversar com as pessoas em um chat privado.

Qual a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo