Lomadee é uma plataforma digital que permite aos anunciantes divulgar seus produtos e serviços por meio dos afiliados cadastrados. A ferramenta é útil para vendedores parceiros que desejam ampliar seus negócios de forma online, ja que todas as etapas do comércio são realizadas virtualmente, desde o cadastro até o anúncio. O marketing de afiliados também é uma oportunidade para quem deseja se afiliar e divulgar estes produtos, ganhando comissões por cada venda.

A plataforma surgiu em 2009 e sua proposta é se apresentar como uma nova forma de obter monetização via Internet, ampliando as relações entre anunciantes, afiliados e consumidores. Ao longo de sua história, o site acumulou mais de 400 mil afiliados e 260 anunciantes. Em 2019, o site teve mais de um bilhão de visitas e gerou cerca de 1 bilhão de reais em vendas para seus anunciantes. A seguir, confira como funciona a Lomadee e como comprar e vender com seus recursos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é marketing de afiliados?

Marketing de afiliados é uma forma de marketing online na qual os anunciantes colocam seus produtos e serviços à disposição para que os afiliados os divulguem. Assim, comissões são geradas e recebidas por meio de quantidades de cliques, vendas, ações específicas, entre outras formas de medir a participação do colaborador no desempenho do produto.

Ou seja, o anunciante (pessoa jurídica) faz uma espécie de parceria com a Lomadee e, a partir disso, o afiliado (pessoa física ou jurídica) se encarrega de buscar anunciantes com os produtos e serviços que mais agradem. Após essa escolha, um link é gerado para que o afiliado divulgue nos canais disponíveis (sites, redes sociais, WhatsApp, e-mail etc.). Há, ainda, um terceiro tipo de usuário do serviço: os consumidores, que adquirem o produto via divulgação dos afiliados.

Esse modelo de relação comercial é uma alternativa interessante para a expansão dos negócios de pessoas que desejam trabalhar com vendas na Internet. Além disso, todos os envolvidos têm a garantia da Lomadee em relação aos recebimentos da transação.

Como funciona a Lomadee?

A Lomadee é a plataforma que gerencia toda a transação comercial entre produtores, afiliados e clientes. No canal de comunicação escolhido no cadastro, o afiliado exibe um anúncio de uma empresa, produto ou serviço. Este será feito por meio de link direto, e-mail marketing, cupom de desconto, banner ou XML.

Antes de escolher os anunciantes a que deseja se afiliar, o afiliado deve estar atento a algumas informações: latência do cookie — tempo em que o link estará ativo para potenciais compradores —, regras do anunciante e tipos de canais permitidos para divulgação da publicidade.

A partir daí, o afiliado deve clicar em "Gerar link", depois em "Divulgar seu link", escolher o canal em que será divulgado e o tipo de link. Este, então, será gerado. Assim que algum interessado clicar no anúncio, será redirecionado ao site do anunciante. Cada clique é monitorado para que o anunciante saiba de qual canal veio aquele consumidor. O recurso é conhecido como "trackear" e é a forma de saber por qual link a venda foi feita.

Após a finalização da compra, a Lomadee contabiliza a venda e o anunciante confirma a aquisição do produto. Essa transação gera uma comissão que, exceto pela retirada da taxa cobrada pelo site, é creditada na conta do afiliado.

Como se cadastrar na Lomadee?

Para quem deseja ser um anunciante, o cadastro de uma proposta é feito por meio do preenchimento dos seguintes dados: CNPJ da empresa, cartão do CNPJ, razão social, endereço com CEP e código IBGE, além de outros dados

... pessoais.

Também é preciso responder perguntas sobre a atuação do e-commerce. A proposta será analisada e, após a aceitação, o tempo de contratação depende apenas da fila de integração e da disponibilidade do e-commerce em fazer as implementações e testes necessários.

Para quem deseja ser um afiliado, o cadastro também é simples. Primeiramente, deve ser escolhido o idioma preferido, país de residência, documento, e-mail, telefone para contato e senha. Após esta primeira parte, o afiliado deve completar o cadastro preenchendo data de nascimento, número do PIS, dados bancários e ocupação.

Ao concluir, o afiliado escolherá quais canais de divulgação serão utilizados dentre as opções: blog ou site de conteúdo, site de descontos e promoções, comparador de preços, redes sociais, comprador de mídia ou cashback. Também devem ser acrescentadas as categorias que mais se identifiquem com os canais escolhidos. Assim, o afiliado já pode selecionar quais anunciantes, produtos e serviços a que deseja se afiliar e iniciar as divulgações.

Quem são os anunciantes da Lomadee?

Os anunciantes da Lomadee são empresas, produtores e parceiros que desejam que seus produtos e serviços atinjam o maior número de possíveis compradores. A plataforma conta com mais de 260 anunciantes dos mais variados ramos de atuação. Entre eles, há gigantes do varejo como Renner, Americanas, Amazon, Nike, Brastemp e Carrefour.

Como funciona o pagamento na Lomadee?

Cada anunciante paga um tipo de comissão definida em reais ou porcentagem. O afiliado deve estar bem atento a essa informação ao se afiliar. O pagamento é feito por meio de três modelos de comissionamento. São eles: CPA/CPS (custo por ação, venda ou assinatura) CPL (custo por lead — ou seja, indicação ou cadastro), e CPC e DPC (custo por clique no banner). A primeira forma é a mais comum entre as ofertas dos anunciantes.

A plataforma ainda tem duas outras oportunidades de maiores comissões. A primeira é quando um afiliado mais antigo indica o site para um novo possível afiliado. Assim, cada comissão recebida por esse novo afiliado gera uma porcentagem para quem o indicou.

A segunda chama-se "Lomadee Pro", na qual o afiliado vai juntando pontos de acordo com as vendas que ele fizer. Esta pontuação é utilizada em uma escala própria da plataforma: bronze, silver, gold, platinum e black. Quanto maior seu nível, maiores comissões receberá.

As comissões são depositadas direto na conta bancária cadastrada do afiliado. Caso seja uma pessoa física, terá o pagamento depositado a partir do valor acumulado de R$ 100. Se for pessoa jurídica, terá o pagamento depositado a partir do valor acumulado de R$ 50.

Veja também: Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online

Lomadee é seguro?

Desde 2012, a recebeu prêmios pela boa atuação no mercado. Em 2019, por exemplo, foi premiada como melhor plataforma de afiliação para e-commerce pelo Afiliados Brasil, evento do ramo de marketing de afiliados. Além disso, todas as transações são gerenciadas pela própria plataforma, que cobra uma taxa por essa gestão. Assim, toda a movimentação financeira entre anunciantes, afiliados e consumidores é de responsabilidade da Lomadee.

No Reclame Aqui, a Lomadee tem uma nota geral de 7.8/10, classificando o site como "bom". A plataforma está cadastrada há nove anos e possui 440 reclamações, das quais 435 foram respondidas, uma taxa de 98,9%. Em 76,6% dos casos, os problemas foram resolvidos. Além disso, 73,4% dos usuários dizem que voltariam a fazer negócio com a empresa.

Com informações de Lomadee e Reclame Aqui

Como saber se uma loja é confiável? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo