O PlayStation 5 (PS5), recém-lançado console da Sony, permite que o jogador tenha duas versões de um mesmo jogo instaladas no HD. Diferentemente do recurso Smart Delivery do Xbox, em que os Series X/S identificam e instalam a versão otimizada de forma automática, o gerenciamento de games cross-gen no PS5 fica a critério do usuário.

Há quem diga que a possibilidade de ter ambas as versões (PS4 e PS5) de um mesmo título seja positiva, uma vez que os jogos têm listas separadas de troféus. Em resumo, é possível conquistar dois troféus de platina ao jogar somente no ecossistema do PS5, isto é, sem a necessidade de revisitar um PlayStation 4. A seguir, entenda melhor como gerenciar os games que estão disponíveis para mais de uma geração.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como checar e trocar a versão de um jogo

Passo 1. No menu inicial do PS5, selecione o game que deseja verificar e pressione "Options", botão posicionado entre Touchpad e triângulo, para encontrar a opção "Versão do jogo";

Passo 2. O sistema abrirá um submenu com todas as versões vinculadas à conta. Selecione sempre a do PS5 caso queira usufruir do jogo com texturas, resolução e taxa de quadros aprimoradas;

Passo 3. Depois de uma atualização recente de firmware, o PS5 passou a emitir um alerta, assim que o aplicativo é aberto, quando o jogador está com a versão de PS4 selecionada. A vantagem é que você também pode trocar de versão por meio do aviso;

Passo 4. A versão ativa ficará disponível ao lado do nome do jogo, no menu inicial, seja um produto em mídia física ou digital.

Como gerenciar jogos cross-gen no PS5

Há uma grande ressalva em relação ao processo de jogos cross-gen no PS5. Se o seu jogo for em mídia física, o sistema do console vai forçar um download automático para que você sempre tenha as duas versões do mesmo game devidamente instaladas, contanto, é claro, que o disco esteja na bandeja. É provável que essa limitação tenha prazo de validade e seja atualizada pela Sony em um futuro próximo.

Em outras palavras, quando o disco estiver na gaveta, o PS5 fará a instalação da versão faltante. É recomendado ficar de olho no armazenamento do videogame, pois a versão "extra" pode estar ocupando um valioso espaço no seu HD. Veja como gerenciar:

Passo 1. Assim como o guia anterior, selecione o game que deseja checar a partir do menu inicial do PS5 e pressione "Options". Busque o ícone "Excluir" para seguir à próxima etapa;

Passo 2. Depois disso, o sistema abrirá uma página específica com as duas versões instaladas do mesmo game. Marque a que deseja deletar e prossiga à opção "Excluir"

... a fim de concluir o processo. No caso, o ideal é manter o jogo de PS5, a versão otimizada.

Apenas a título de curiosidade, os jogos de PS5 têm quase o mesmo tamanho do que as versões disponíveis para o seu irmão mais velho, como acontece em Assassin's Creed Valhalla, título utilizado para ilustrar este guia. Alguns games, inclusive, chegam a ter arquivos de instalação menores no console recém-chegado.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo