O Google baniu um aplicativo da Play Store por conta de uma confusão causada pelos bots de inteligência artificial da companhia. Os desenvolvedores do Just (Video) Player, um programa reprodutor de vídeos para celular, escreveram na descrição do app que o player suportava legendas do formato “.ASS”, formato reconhecido inclusive por serviços famosos, como o VLC. No entanto, o termo “ass” também pode ser traduzido vulgarmente como “bumbum”, em português, o que ocasionou a remoção da loja.

A varredura nos conteúdos dos aplicativos na loja do Android é feita por diversas ferramentas de inteligência artificial, já que a grande quantidade de apps existentes tornaria inviável que as revisões fossem feitas por pessoas. Diante da descrição do app, o sistema de bots identificou o termo como inapropriado e suspendeu o aplicativo da loja por “Política de Conteúdo Sexual e Profanação”.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O desenvolvedor do Just (Video) Player publicou a história em um fórum no GitHub, comunidade de desenvolvedores de software, na última segunda-feira (25). “Depois de uma pequena atualização na descrição, Just Player foi suspenso da Google Play Store por Política de Conteúdo Sexual e Profanação. O Google encontra problemas com a seguinte linha: ‘Legendas: SRT, SSA, ASS, TTML, VTT’". Ele acrescentou que o app utiliza formatos reconhecidos e aprovados pela própria companhia.

“Esperava que os computadores hoje em dia fossem mais inteligentes na leitura do contexto, mas acho que não”, disse o desenvolvedor do Just Video em um comentário. Após um recurso do profissional junto ao Google, o aplicativo foi inserido de volta à loja e manteve a descrição de legendas com o formato ASS.

O tipo de legenda ASS (Sub Station Alpha) é bastante utilizado na legendagem de vídeos, especialmente dentro da comunidade de animes. Inicialmente, ele foi criado com a sigla SS

... A, mas depois de uma atualização, foi rebatizado para Advanced Sub Station Alfa, quando ganhou a nomenclatura ASS.

Com informações de PocketNow, SlashGear e GitHub

Play Store não faz download? Veja dicas para resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo