O aplicativo de transporte 99 realizou uma pesquisa com passageiros, passageiras e motoristas para identificar quais atitudes e comportamentos mais irritam uns aos outros durante as viagens feitas na plataforma. Entre as principais reclamações, estão usuários que embarcam sujos ou molhados no veículo, e motoristas que falam ao celular e desrespeitam regras de trânsito. O resultado do estudo foi divulgado nesta terça-feira (15).

A pesquisa foi realizada no mês de novembro com usuários cadastrados em todo o país, e coletou 1.821 respostas. O público participante foi composto de 50% motoristas e passageiros homens e 50% passageiras e motoristas mulheres. O relatório final mostrou situações irritantes consideradas comportamentais ou ilegais, identificadas e cometidas por ambas as partes.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para os passageiros, a atitude dos motoristas que mais incomoda é o desrespeito às regras de trânsito. 49% dos entrevistados revelaram que presenciaram condutores falando ao celular enquanto dirigiam. Por outro lado, somente 17% dos motoristas admitiram ter tal comportamento ao volante.

Dirigir em alta velocidade também está entre as maiores reclamações entre os usuários. 41% dos passageiros confessaram não gostar de viajar nessas condições. Entre os motoristas, apenas 7% confessou guiar o veículo em altas velocidades em algumas situações.

Entre outras reclamações feitas pelos passageiros, estão a mudança de roteiro para um caminho maior, com o objetivo de aumentar o valor da corrida, fazer pressão para receber uma avaliação positiva, reclamar insistentemente sobre a viagem e encarar o passageiro excessivamente.

Já entre os motoristas, as maiores reclamações em relação aos passageiros são comer e beber no veículo, entrar bêbado no carro, deixá-los esperando por muito tempo no ponto de embarque, bater a porta do veículo com força e embarcar sujo ou molhado no automóvel.

O estudo também avaliou a diferença entre o que é aceitável e o que cada pessoa já vivenciou nas corridas. 61% dos motoristas, por exemplo, revelaram que alguns passageiros não pagaram as viagens. Em contraponto, somente 7% dos condutores afirmaram que essa é uma atitude considerada aceitável em alguma situação. A diferença entre os casos chega a 851%.

Guia de comportamento

A 99 diz que 59% das reclamações de segurança recebidas pelo aplicativo têm como motivo episódios de desrespeito como os citados acima. Pensando nisso, a empresa lançou o Guia da Comunidade 99, um edital para passageiros e motoristas que tem o objetivo de conscientizar todos os usuários sobre como devem agir para terem uma viagem confortável, aumentando a gentileza e diminuindo os casos de reclamação.

O documento foi construído com a colaboração de passageiros, passageiras e motoristas de várias regiões do país, psicólogos, sociólogos e antropólogos, e pode ser acessado no site do 99 (99app.com/guiadacomunidade). Ele também será divulgado no próprio aplicativo para todos os usuários, sejam eles motoristas ou passageiros, e deverá ser aceito por todos que utilizam o app.

Como reclamar

Após o fim de cada corrida, o 99 exibe uma tela para os passageiros na qual é possível avaliar a conduta do motorista naquela viagem. Neste espaço,

... é possível fazer reclamações sobre seu comportamento. Também é possível enviar reclamações para viagens anteriores através do menu de corridas — basta selecionar a viagem específica, relatar o ocorrido e finalizar em "Enviar avaliação".

Já os motoristas podem reclamar de comportamentos inadequados dos passageiros através da Central de Ajuda, também disponível nas configurações do aplicativo.

Via 99 (1 e 2)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo