Para uma ter uma boa experiência de jogo com seu notebook, é preciso escolher com atenção o equipamento. Hoje em dia, existem diversas opções de notebook gamer – desde modelos de entrada até topo de linha com preços bem mais altos. Mas você sabe quais características vão fazer a diferença?

Ao contrário do computador que só seria usado para o trabalho e estudo, mesmo que com arquivos pesados, o seu notebook gamer tem que ter um ótimo processador, memória RAM, armazenamento, placa de vídeo, tela com boa resolução e uma boa arquitetura de construção e resfriamento.

O Shoptime lista algumas dicas para garantir uma ótima experiência de jogo, especialmente, se você está pesquisando por um novo notebook gamer para a Black Friday.

Processador

A principal dica para quem busca um aparelho potente é ficar atento aos números de série de cada chip. Processadores Intel Core i7 de nona ou décima geração, assim como chips AMD Ryzen 7 são uma boa opção. As CPUs precisam ter alta velocidade de execução e boa quantidade de núcleos para que os games sejam executados tranquilamente.

Ficar de olho na geração e na velocidade do processador é importante. Os modelos mais novos conseguem reproduzir jogos mais atuais fazendo menos esforço e com uma boa taxa de quadros por segundo.

Memória RAM

Quanto mais memória na configuração, menos chance de travamentos durante a execução do jogos. Grande parte dos games atuais recomendam que o dispositivo tenha 16 GB de RAM, contudo, são poucos os modelos que vêm com isso de fábrica. A solução então é ter uma memória de RAM de 8 GB associada com outras configurações potentes do notebook.

Se ainda assim não for suficiente, é importante lembrar que alguns modelos permitem o upgrade de forma fácil, sendo possível aumentar a memória para 16 GB. Mas fique atento se há essa possibilidade na hora da compra.

Armazenamento

A opção por dispositivos que tenham um drive SSD instalado é a mais interessante. Isso por conta das taxas superiores de gravação e leitura de dados em relação aos tradicionais HDs, facilitando o carregamento dos jogos de mundo aberto, por exemplo.

Atualmente existem diversos modelos de notebooks com armazenamento em SSD, mas eles ainda são mais caros e possuem menor capacidade. Uma opção é adquirir um notebook com HD tradicional e depois fazer o upgrade para um SSD. Só precisa ficar atento se o modelo de SSD é compatível com o seu notebook.

Placa de vídeo

Ter uma placa de vídeo dedicada em um notebook faz toda a diferença na hora de executar qualquer jogo. Em se tratando de um notebook gamer, é possível que o modelo já venha equipado com alguma versão, Nvidia ou Radeon da AMD. No caso das placas de vídeo GeForce, o recomendado é que os computadores tenham, no mínimo, uma GTX 1060 para que jogos recentes sejam executados de forma natural e sem travamentos.

Tela

De nada adianta ter um dispositivo com as melhores especificações se a tela do notebook não for capaz de exibir imagens de qualidade. Há muitos modelos Full HD que são suficientes, mesmo para computadores que rodem jogos mais recentes. Se escolher o display 4K, lembre-se que resolução vai exigir mais do hardware.

A taxa de atualização do display também é importante para os jogos. Ter uma tela com frequências mais altas significa ver imagens com mais fluidez. Telas de 120 Hz exibem até 120 quadros por segundo, um movimento muito mais fluido do que displays de 60 Hz.

Para finalizar, os notebooks gamers de marcas reconhecidas trazem diferenciais não apenas em seu visual (design distinto, teclado e aberturas com

... LED), como também um sistema de resfriamento mais eficiente, para aguentar as muitas horas de jogatina sem que o equipamento ferva. Consulte a ficha técnica e o site do fabricante para saber mais sobre essas especificações.

Por fim, lembre-se que, por ter uma finalidade diferente, os notebooks gamers podem ter uma estrutura mais robusta, o que dificulta o transporte. Verifique as dimensões antes da compra.

Agora que você já sabe os pontos importantes a observar, visite o Shoptime para conhecer modelos e marcas de notebooks para todos os perfis de usuários.

Confira o Festival Black November, a Black Friday do Shoptime, com milhares de ofertas, descontos e shows de Ludmilla, Simone & Simaria e Luan Santana. Os shows serão exibidos no Youtube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78), nesta quinta e sexta-feira. A programação completa está no hotsite do Black November.

Não deixe de baixar o app do Shoptime e aproveitar a Black Friday. São milhares de ofertas, descontos, cashback e frete grátis exclusivo no app.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo