Os aplicativos de desenho para celular podem ser aliados para quem quer fazer ilustrações de forma digital. É possível desenhar direto do smartphone, salvar as artes e compartilhá-las com os amigos nas redes sociais. Os apps têm públicos variados e deixam qualquer usuário desenhar, desde crianças, iniciantes e, até mesmo, profissionais. Na lista abaixo, o TechTudo apresenta cinco aplicativos para desenhar disponíveis para celulares com sistema Android e iPhone (iOS) para criar artes e se divertir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Caderno de Esboços - desenhe e pinte

O aplicativo Cadernos de Esboços está disponível para download gratuito apenas em Android e facilita a experiência de desenhar pelo celular. O app permite usar diversos tipos de pincéis, como os que imitam lápis, giz de cera e até mesmo spray de tinta. Além disso, é possível colocar formas básicas, como quadrado e triângulo. Também podem ser feitas linhas retas e curvas. O app para desenhar também deixa adicionar texto e imagens da biblioteca do smartphone. Apesar de ser gratuito, o aplicativo exibe anúncios na parte superior da tela.

2. PicsArt Color Pintar

O Pics Art é conhecido como um editor de fotos, mas o aplicativo também tem uma extensão para desenhos chamada PicsArt Color Pintar. Disponível para Android e iPhone, a plataforma é bastante intuitiva, e o usuário encontra facilmente as funções navegando no app de desenhar, o que o torna interessante para iniciantes e até profissionais.

As funcionalidades da aplicação para desenhar são diversas, como, por exemplo, sobrepor camadas, misturar cores para criar uma nova tonalidade, ferramentas de textura e simetria. Os pincéis são personalizáveis e o usuário pode escolher tamanho, opacidade, espaçamento, ângulo e suavidade. Também é possível desenhar sobre as selfies e fotos do celular, criando uma arte única.

3. iBis Paint X

A ideia do iBis Paint X é ser uma plataforma de desenhos que oferece também o compartilhamento de vídeos do processo do desenho. A plataforma alega que a qualidade do app ultrapassa a de softwares de ilustração em computadores. O app para desenhar no celular permite escolher diversas dimensões para a ilustração, como tamanho SD, HD, 1:1 e até modelos prontos para carimbo e imagem de capa do Twitter. A função de "Régua de Simetria" possibilita desenhos originais com os tipos de régua "Rotação" e "Caleidoscópio", por exemplo.

O app está disponível para Android e iPhone (iOS) de forma gratuita, mas exibe anúncios durante o uso. A plataforma não é tão intuitiva e básica quanto as outras, então é necessário um tempo para entender todo o funcionamento do app e se ambientar com a ferramenta.

4. Como desenhar - lições fáceis

O aplicativo Como desenhar, disponível para Android e iOS, tem como objetivo principal ensinar o usuário a desenhar diversas imagens e figuras. Estão disponíveis figuras de animais, plantas, personagens e objetos. Como os outros apps, são oferecidos vários tipos de pincéis e ferramentas para um desenho único. Além de aprender a desenhar passo a passo (Step-by-step), é possível colorir (Coloring) e desenhar livremente (My Drawing).

O aprendizado funciona de forma bastante intuitiva: basta escolher qual desenho quer aprender e, depois, seguir as instruções dadas pelo aplicativo. O desenho começa com simples esboços e são finalizados com pequenos detalhes. Além de ser divertido, o usuário ainda aprende e desenvolve as habilidades.

5. Autodesk SketchBook

... /div>

Autodesk SketchBook é um aplicativo para desenhar desde esboços a desenhos conceituais. É o app com mais funções de pincéis gratuitas, sendo 17 categorias com mais de 50 opções. Por exemplo, a função "Belas Artes" tem diversos modelos de lápis importantes para desenhistas, como "Lápis 2H", "Lápis 2B", "Lápis 5B", entre outros. Além desta categoria, o app conta ainda com "Básico", "Herdado", "Fundamentos de Textura", "Forma" e até "Respingo".

As possibilidades de ferramentas também são diversas, possibilitando colocar texto e imagem, utilizar réguas e simetria. As ferramentas são rápidas e avançadas para colaborarem com usuário que desenha. O aplicativo é inteiramente gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS).

Qual o melhor editor de fotos e vídeos para celular? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo