Escolher um novo celular, com tantas opções no mercado, é uma tarefa difícil. Com tantos elementos nas configurações técnicas e ampla variação de preço, é preciso entender quais aspectos pesam mais para o uso do aparelho na sua rotina, para decidir em qual smartphone investir seu dinheiro.

Por isso, o Shoptime tem algumas dicas e explicações para você entender as configurações técnicas e comparar aparelhos dentro da faixa de preço que você busca.

1- Conheça o processador

O processador é responsável por rodar o sistema operacional e realizar todas as tarefas do smartphone. Quando mais moderno e mais poderoso é o chip, melhor será a performance do aparelho.

Fabricantes como a Apple e a Samsung utilizam processadores próprios em seus telefones, enquanto outros constroem os aparelhos com chips de grandes marcas de tecnologia, como Qualcomm e MediaTek.

Além do nome e procedência do processador, são dois aspectos a observar: a quantidade de núcleos e a velocidade. Um chip pode ter quatro (Quad-core), seis (Hexa-core), oito (Octa-core) núcleos ou mais, e quanto maior o número, mais processos ele realiza ao mesmo tempo.

Com a velocidade, o mesmo raciocínio. Quanto maior o valor em GHz anunciado, maior o número de tarefas que cada um dos núcleos pode fazer.

2- Veja a quantidade de memória RAM

A memória RAM é usada nas operações do aparelho, onde ficam os arquivos que estão sendo utilizados no momento e os aplicativos acessados. Por isso, um celular com pouca memória RAM passa a impressão de que está funcionando mais lentamente e travando.

Em resumo, a memória RAM tem impacto na performance e na qualidade da experiência de uso do dispositivo. Assim, um celular que tem 1 GB ou 2 GB de memória RAM não vai ter um desempenho satisfatório para um usuário que utiliza diversos aplicativos ao mesmo tempo ou para quem gosta de games.

Aparelhos topo de linha, com foco em performance e games já contam com 8 GB ou até 12 GB de memória RAM.

3- Confira o tamanho e o tipo de tela

Basicamente, você precisa observar quatro aspectos para diferenciar smartphones pelo tipo de display: o tamanho, a resolução, a tecnologia da tela e a velocidade (ou taxa de atualização).

O tamanho, normalmente a medida na diagonal em polegadas, e a resolução são os mais fáceis de entender. Aparelhos de entrada e intermediários têm resolução HD ou HD+, enquanto aparelhos melhores apresentam display Full HD, Full HD+, 2K e acima.

Nas tecnologias de display, há dois tipos principais nos celulares disponíveis no mercado: tela LCD IPS, mais comum em aparelhos básicos a intermediários, e tela OLED, nos intermediários e topo de linha. Displays de OLED ou AMOLED costumam oferecer cores mais vivas e melhor contraste.

Sobre a taxa de atualização, o padrão é de 60 Hz (ou 60 quadros por segundo). Aparelhos mais avançados trazem display com 90 ou 120 Hz, o que deixa a tela mais rápida e com movimentação fluida, ideal para gamers ou para quem assiste a vídeos em alta resolução.

4- Pesquise o espaço de armazenamento

O armazenamento é o espaço disponível para guardar os arquivos, aplicativos, fotos, vídeos, games e também onde fica instalado o sistema operacional do celular. Há aparelhos básicos que contam com 16 GB, o que é bem pouco para o padrão de uso de smartphones atualmente.

A maioria dos aparelhos intermediários contam com armazenamento a partir de 64 GB e muitos ainda oferecem expansão desse espaço, via cartão de memória.

5- Pesquise sobre câmera, bateria e outras funções

... g>

Para quem gosta de fotografar e gravar vídeos, uma boa câmera é fundamental. Você precisa prestar atenção não apenas à quantidade de Megapixels e aos tipos de lentes (Ultra Wide, Macro, profundidade), mas também aos recursos que os fabricantes divulgam.

Uma câmera de 64 MP ou 100 MP pode tirar uma foto enorme e de altíssima resolução, porém, mais importante do que isso é a forma como o sistema do smartphone processa aquela imagem.

É essencial conferir a capacidade da bateria, que indica quanto você consegue utilizar o aparelho sem ter de deixá-lo carregando na tomada. Smartphones intermediários, atualmente, têm baterias com cerca de 4.000 mAh. Acima de 4.500 ou 5.000 mAh, já são consideradas baterias de grande capacidade e para uso por longas durações.

Juntamente com a bateria, é interessante saber se o aparelho conta com carregamento regular, de 9 ou 10 Watts, ou carregamento rápido, com 15 Watts ou mais, e se possui a opção de carregamento sem fio, por contato ou indução magnética.

Se você precisa usar fone de ouvido com fio ou conectar o celular a caixas de som via cabo, precisa averiguar se o aparelho ainda conta com entrada P2. Os celulares intermediários mais avançados e os topos de linha deixaram de trazer a entrada para fones há dois ou três anos.

E antes de fazer sua escolha final, leia as críticas e comentários dos consumidores e pesquise se aquela marca possui assistência técnica na sua região.

Aproveite as dicas para pesquisar e analisar os modelos desejados de smartphones. No Shoptime, você encontra centenas de celulares em todas as faixas de preço.

E não deixe de conferir o Festival Black November, a Black Friday especial do Shoptime, com milhares de ofertas antecipadas e shows de grandes artistas. Os shows são exibidos no Youtube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78). Confira a programação no hotsite do Black November.

Aproveite para baixar o app do Shoptime, para ver os produtos e ofertas, além de muitas vantagens na hora de comprar online.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo